2 day – E@D: Metáfora “do copo meio cheio meio vazio”

Neste momento de pandemia, crises e grandes desafios, precisamos ser otimistas e no meio desta “tempestade”, reflito sobre a metáfora “do copo meio cheio meio vazio”… No imenso mundo das comunicações sociais virtuais, detenho-me na opinião de Guilherme Villanova (19/3/2020)

“Neste momento de pandemia, crises e grandes desafios, precisamos ser otimistas. Quem mantém os pensamentos e atitudes positivas, mesmo perante as adversidades, tende a se tornar mais feliz, engajado e consegue superar as adversidades com maior eficiência e velocidade.

Sabemos que os pensamentos negativos podem influenciar em diversos fatores, como por exemplo no stress do dia a dia, preocupações pessoais, cansaço na jornada de trabalho, entre outros. Entretanto, precisamos aprender a ignorar os pensamentos que não são bons, ao invés de permitir que nos direcionem ao caminho indesejado.

A metáfora do copo diz que dependendo do ponto de vista, um copo pode estar meio cheio ou meio vazio. Tudo depende de como você interpreta a situação. Quem dá mais atenção à parte vazia, com o propósito de torná-la mais cheia, são os chamados otimistas! Já os que observam a mesma imagem, por um prisma diferente, se preocupando com o que falta para terminar ou quando olham a parte meio cheia e tanto faz como a água está, essas pessoas tendem a ser pessimistas.

 

“Não penso em todas as desgraças, mas em toda a beleza que ainda existe.”

Anne Frank

Quem me conhece, sabe que sou um grande otimista, busco sempre enxergar o copo meio cheio para tudo, e agradeço sempre, tanto nos dias bons quanto nos dias ruins também, porque acredito que qualquer dificuldade deve ser enxergada como uma experiência e aprendizado, e por isso, a importância de agradecer por estar aprendendo e crescendo.

Apesar de todas as adversidades, acredito que para ter um comportamento otimista, é preciso ter algumas atitudes todos os dias. Por isso, compartilho aqui algumas atitudes que busco ter em minha rotina diária, que me ajudam a desenvolver o comportamento otimista e a mudar a forma de pensar e agir diante dos desafios que a vida nos apresenta.

1 – Assuma o compromisso consigo de ser mais otimista todos os dias;

2 – Foque no que pode extrair de bom de todas as situações;

3 – Seja grato;

4 – Entenda suas crenças (tudo que acredita) e seus valores;

5 – Foque sempre nas soluções, não no desafio em si;

6 – Tenha metas pequenas, mas objetivos grandes, e vá de encontro à elas;

7 – Esteja sempre aberto para aprender coisas novas. O otimismo nos leva a sempre buscar novidades e nunca a ficar parado esperando as coisas acontecerem;

8 – Realize pequenas anotações para lembrar de que está mudando a maneira de ver o mundo e deixe-as visíveis;

Enfim, mude o seu ponto de vista e aposte sempre no copo meio cheio. Quanto mais positivos somos, mais abertos ao melhor do mundo nós ficamos.

Acredite sempre no melhor de cada dia!”

 

Leia mais em:

https://www.linkedin.com/pulse/para-voc%C3%AA-o-copo-est%C3%A1-meio-cheio-ou-vazio-guilherme-villanova?trk=related_artice_Para%20voc%C3%AA%2C%20o%20copo%20est%C3%A1%20meio%20cheio%20ou%20meio%20vazio%3F_article-card_title

 

(Visited 2.360 times, 1 visits today)

Sem comentários ainda.

Deixar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *