3 day – E@D: “Vamos enfrentar a tua ansiedade”…uma sugestão de leitura

O mais recente livro do psicólogo Paulo José Costa, Vamos Enfrentar a Tua Ansiedade, com ilustrações de Bruno Gaspar chegou “às minhas mãos”. Um livro escrito a pensar nas crianças e pais que vivem um momento complicado com a pandemia.
O autor afirma:
«A ansiedade é como um pacote de farinha. Sem que exista um invólucro, irá espalhar-se e será muito difícil evitar que se disperse de forma descontrolada. Por isso, a ansiedade precisa de ser contida, mantendo-a restrita ao que é necessário. (…) Na verdade, ainda que a ansiedade não seja visível na sua expressão fisiológica e emocional, são bem reconhecidas as suas manifestações no domínio dos comportamentos, atitudes e pensamentos.»

Pela leitura que fiz de maneira transversal, tenho a convicção de que este livro irá ensinar aos adultos e às crianças um conjunto de estratégias e métodos apropriados para enfrentar, positivamente e de forma eficiente, as preo-cupações, os receios e o medo, contrariando a perceção de que não é possível controlá-los. Um livro que é acessível ao leitor, contudo de realçar a sua sustentabilidade científica.

“Vivemos tempos estranhos, de características únicas, que irão fazer História – e não pelos melhores motivos.

A Covid-19 criou alterações profundas nas nossas vidas, exigindo rápida adaptação a tantas mudanças repentinas e prolongadas. Em especial nas crianças, a pandemia teve um impacto enorme, cuja profundidade e abrangência total estão ainda por estimar.

Há, porém, efeitos que já são bem visíveis no âmbito da saúde mental.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 20% das crianças e adolescentes têm, pelo menos, uma perturbação mental. Em Portugal, os números são ainda mais preocupantes: quase 31% dos adolescentes têm sintomas depressivos.

Por ser um cenário inédito de múltiplas incertezas, a atual pandemia veio contribuir ainda mais para o aumento da ansiedade infantil.”

 

 Espera o autor:
«que este livro possa ser um valioso utensílio no processo de acompanhamento e resolução das dificuldades associadas à ansiedade em crianças».

 

Sugestão de visualização, observação e leitura reflexiva:

 

Um livro que vai merecer a minha leitura mais atenta…para poder agir atempadamente!


(Visited 168 times, 1 visits today)

Sem comentários ainda.

Deixar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *