Sobre a autora
Emília Silva
Define-se como uma Professora de “alma e coração” e com muito gosto em enfrentar desafios educativos há 30 anos.
A autora é professora de uma escola pública portuguesa. Desde 1987, ao longo dos últimos 30 anos, os planos de estudo para os ensinos básico e secundário e os programas das disciplinas foram sofrendo alterações individualizadas e desiguais na Escola, lugar privilegiado de observação das principais mudanças e das eternas permanências que vão marcando a nossa vida coletiva.
Com um vasto curriculum académico: licenciatura e mestrado em Ciências da Educação e diversas pós-graduações no âmbito da Educação Especial, Português no 1º ceb e Gestão e Administração Escolar; atualmente, é Doutoranda em Avaliação da Educação pelo Instituto de Educação na Universidade de Lisboa. Apresenta-se com uma grande “inquietude” pedagógica, sempre na busca das melhores estratégias educativas para o sucesso escolar; revelando o seu contínuo interesse em aprender experenciando, promovendo a partilha de conteúdos sobre:
- Relacionamento interpessoal (as competências socioemocionais na escola;
- Consciência e domínio do corpo (mindfulness na vida escolar);
- Pensamento crítico e pensamento criativo;
- Autonomia e desenvolvimento pessoal,;
- Bem-estar e saúde;
- Sensibilidade estética e artística;
- Saber técnico e tecnológico;
- Informação e comunicação;
- Linguagens e textos.;
- Raciocínio e resolução de problemas. (link – Perfil do aluno do Séc.XXI);
Como está consciente de que o conhecimento deve ser partilhado, “O conhecimento é como um jardim se não for cultivado não pode ser colhido.” provérbio africano, advoga que pretendeu a dada altura (2015) criar e manter um blogue como um desafio de constante atualização e melhor forma de partilhar as suas ideias com todos a quem possam interessar.
A autora é adepta do pensamento livre e faz ponto de honra aceitar quem ousa pensar diferente, mas, sempre com a supremacia da educação.