Plano de Aula:
Fábulas: O Ratinho do Campo e o Ratinho da Cidade
A infância é o melhor momento para o indivíduo iniciar sua emancipação mediante a função liberatória da palavra. É entre os oito e treze anos de idade que as crianças revelam maior interesse pela leitura.
A Literatura Infantil deve fazer parte da rotina de adultos(pais) e crianças, tanto na escola quanto em casa. Por meio da Literatura Infantil podemos levar nossas crianças para qualquer lugar, mágico ou real.
2- DESENVOLVIMENTO
Objetivo Geral
Desenvolver, através de fábulas, momentos de descontração e criatividade na leitura, interpretação, criação artística e produção de textos escritos.
Objetivos específicos
• Proporcionar aos alunos, condições de conhecerem e valorizarem os clássicos da literatura infantil e seus criadores;
• Promover momento de leitura e escrita em sala de aula;
• Possibilitar a troca de informações entre os alunos;
• Desenvolver a percepção das várias versões de textos;
• Trabalhar com a oralidade dos alunos;
• Introduzir através das fábulas, conceito de valores morais, ética e cidadania;
• Refletir com os alunos os valores que são transmitidos através das fábulas.
Recursos materiais:
• Quadro-giz;
• Livros de fábulas;
• Computador com DVD+ Projetor;
• Écran
1° Momento – Acolhimento (Os alunos serão recebidos com muita alegria e em seguida nos apresentaremos e diremos nosso objetivo naquela aula)
2° Momento – Neste momento, será explicado aos alunos a definição de FÁBULAS, para que servem qual é o objetivo deste tipo de produção textual.
3° Momento – Os alunos poderão ouvir ou assistir ao vídeo da fábula: http://www.youtube.com/watch?v=b0_Mbp9brR8&feature=related, ou
Um dia um rato do campo convidou o rato que morava na cidade para ir visitá-lo. O rato da cidade foi, mas não gostou da comida simples que lhe foi oferecida. Chamou então o rato do campo para acompanhá-lo na volta à cidade, prometendo mostrar-lhe o que era uma “boa vida”.
E lá se foi o rato do campo para a cidade, onde ele lhe foi apresentada uma despensa repleta de iguarias como queijo, mel, cereais, figos e tâmaras. Resolveram começar a comer na mesma hora, mas, mal haviam iniciado, a porta da despensa se abriu e alguém entrou. Os dois ratinhos fugiram apavorados, e se esconderam no primeiro buraco apertado que encontraram. Quando acharam que o perigo tinha passado, e iam saindo do esconderijo, mais alguém entrou na despensa, e foi preciso fugir de novo. A essas alturas, o ratinho do campo já estava muito assustado e decidiu voltar para casa, onde podia comer em paz a sua comida simples.
Moral – Mais vale uma vida modesta com paz e sossego que todo o luxo do mundo com perigos e preocupações.
Obs: As fábulas possuem várias versões, vai depender do autor, contudo a moral permanece a mesma, ou seja, muda-se a forma de contar uma mesma história, mas o conteúdo principal permanece intato.
Em seguida deverá ser explorado a temática da fábula, o questionamentos é fundamental para verificar a percepção dos alunos da mensagem veiculada.
4° Momento: – Uma sugestão final: sortear livrinhos entre os alunos da turma e propôr que expliquem a moral da fábula aos colegas.
AVALIAÇÃO
Durante a preparação e a realização da atividade é possível avaliar o nível de leitura e de compreensão textual em que cada aluno está. Além de observar a interação entre a turma, o professor tem a possibilidade de instigar o gosto pela leitura naqueles alunos que ainda não se identificou com nenhum gênero textual.
3- CONSIDERAÇÕES FINAIS
Trabalhar com fábulas, na sala de aula, é muito estimulante; contudo, o professor tem de trabalhar os pontos chaves de uma produção textual deste gênero e, não esquecer, o fundamental: implementar, através da literatura infantil, os valores éticos .
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