
Na preparação de mais um ano do projeto “CATIVAR”, fui pesquisar o que já tinha implementado em três anos de projeto no “terreno”. Pois, só refletindo nas potencialidades constatadas e nos constrangimentos sentidos poderemos avançar em rumo ao futuro.
O livro que aqui vos apresento, o qual descobri através da sugestão de uma colega, será novamente uma aposta para algumas sessões do CATIVAR. Foi uma descoberta que me marcou e que não esqueci, o mesmo sentiram os alunos e quando as apostas educativas tiveram sucesso, então, teremos de apostar de novo.
Será um uma renovada aposta. Acredito que, eu e os alunos, iremos abrir muitas “gavetas”, umas mais bonitas do que outras, mas sempre com a certeza que as gavetas da paciência, da esperança, do acreditar que seremos capazes de fazer o nosso melhor, do abraço…remeterão-nos para a “gaveta” da felicidade na escola e na vida.
Trata-se de uma obra que nos fala de NÓS; dos seres humanos que somos e do que temos dentro.
Tudo muito simples, como são as grandes obras…Para ser lido pelos meninos que são e pelos meninos que foram…Hoje e sempre…
…e se estivermos bem atentos…ouvi-lo-emos cantar…
Constatei que é uma excelente pedagogia de “mãos dadas” à criatividade para falar de sentimentos às crianças!
Os alunos experimentaram… e quando o silêncio os rodeou, escutaram o seu pássaro da alma que mora dentro de cada um, no fundo, lá bem no fundo do seu corpo!
Setembro 14, 2017
Este é um dos que adoro.