Os tempos que vivemos podem forçar-nos a pôr em pausa os nossos desejos e projetos e fazer questionar o futuro. Perante mudanças significativas, a angústia, o medo e o sofrimento podem tornar-se dominantes nas nossas vidas.
Para reencontrar(mos) o caminho para a estabilidade na sala de aula tenho implementado a prática de meditação mindfulness, num proces
so de autoconhecimento de cada aluno e consequente autorregulação nos levar ao encontro da compaixão, do altruísmo, da bondade e da generosidade.
A meditação serve para acordar em nós qualidades mentais benéficas e processos naturais de autorregulação e autoconhecimento. Mas, da mesma forma que não existem duas respirações iguais, também não existem processos iguais.
O importante é encontrar(mos), através da meditação, o equilíbrio para lidarmos cada vez melhor com a adversidade. Depois de dois anos letivos, atípicos, com reflexos acentuados nas aprendizagens escolares e de vida. Termino mais um ano com a certeza que terei de apropriar-me com as “ferramentas” mais adequadas no que diz respeito à implementação do “bem estar” dos meus alunos. Para tal, necessito de fazer mais leituras reflexivas e agir com coerência pedagógica.
Saiba mais em:
The Mindful Education Workbook Lessons For Teaching Mindfulness To Students de Daniel Rechtschaffen
https://www.wook.pt/livro/the-mindful-education-workbook-daniel-rechtschaffen/16719516
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