Tempo de arrumar as prateleiras das estantes…manusear os livros…(re)ler com outros “olhares” e experiências…procurar ideias…ler observações das leituras com alguns anos…
O pensamento do suíço Philippe Perrenoud de 77 anos (1944) mantém a sua pertinência numa leitura crítica e transversal às mudanças no mundo educativo. A sua investigação basilar incidiu no desenvolvimento da cognição tendo como base de sustentação científica os estudos de Jean Piaget (1896-1980). Ele consolidou as ideias de competências, de mobilização de conhecimentos, saberes, valores, atitudes e sentimentos que são utilizados para resolver situações complexas.
Uma sugestão…vá à (re)descoberta do seu pensamento pedagógico e filosófico:
O seu artigo mais recente é:
https://www.journalijdr.com/philippe-perrenoud-and-discourse-competence-education-0
Publicado online em 30 de dezembro de 2020
Copyright © 2020, Fernanda Gozzi et al.
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Este artigo caracteriza-se como um estudo crítico do discurso da crescente competência no campo educacional, espe-cificamente na década de 1990. O conceito revela uma transição da formação qualificada para a formação competen-te, caracterizada como flexibilidade e mobilização de conhecimentos para o desempenho das tarefas. O objetivo foi desenvolver na análise do discurso da educação a reestruturação histórica da competência. Por meio de uma meto-dologia de análise crítica, problematizou-se a teoria de Phillipe Perrenoud, principal teórico da linha de compe-tência pedagógica, as influências dessa matriz teórica nas metodologias educacionais. Com esta pesquisa, a progres-são de conhecimentos e habilidades do aluno e de um futuro trabalhador está correlacionada ao que o professor, no indivíduo, avalia como relevante para o social.
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