12 day – Confi(n)ar: À (re)descoberta de Perrenoud

 

Tempo de arrumar as prateleiras das estantes…manusear os livros…(re)ler com outros “olhares” e experiências…procurar ideias…ler observações das leituras com alguns anos…

O pensamento do suíço Philippe Perrenoud  de 77 anos (1944) mantém a sua pertinência numa  leitura crítica e transversal às mudanças no mundo educativo. A sua investigação basilar incidiu no desenvolvimento da cognição tendo como base de sustentação científica os estudos de Jean Piaget (1896-1980). Ele consolidou as ideias de competências, de mobilização de conhecimentos, saberes, valores, atitudes e sentimentos que são utilizados para resolver situações complexas.

 

 

Uma sugestão…vá à (re)descoberta do seu pensamento pedagógico e filosófico: 

 

 

 

 

 

 

 

 

O seu artigo mais recente é:

https://www.journalijdr.com/philippe-perrenoud-and-discourse-competence-education-0

 Deixo aqui o seu resumo…poderá “aguçar” a curiosidade inteletual de investigadores e professores: 

Este artigo caracteriza-se como um estudo crítico do discurso da crescente competência no campo educacional, espe-cificamente na década de 1990. O conceito revela uma transição da formação qualificada para a formação competen-te, caracterizada como flexibilidade e mobilização de conhecimentos para o desempenho das tarefas. O objetivo foi desenvolver na análise do discurso da educação a reestruturação histórica da competência. Por meio de uma meto-dologia de análise crítica, problematizou-se a teoria de Phillipe Perrenoud, principal teórico da linha de compe-tência pedagógica, as influências dessa matriz teórica nas metodologias educacionais. Com esta pesquisa, a progres-são de conhecimentos e habilidades do aluno e de um futuro trabalhador está correlacionada ao que o professor, no indivíduo, avalia como relevante para o social.

 

 

(Visited 565 times, 1 visits today)

Sem comentários ainda.

Deixar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *