Mindfulness…alguns exercícios

Dando continuidade ao meu último post, sugiro duas atividades para pais/professores trabalharem o Mindfulness com crianças e até com adolescentes (com a devida adaptação):

Jogo do silêncio

Para realizar o exercício, sente-se em um lugar tranquilo junto com seu filho (alunos). Convide-o(os) a estar(em) em silêncio, tal como as montanhas ou as flores. Peça que feche os olhos e se mantenham tranquilos e atentos até que se termine o tempo.

Se as crianças tem entre 2-5 anos não terão muita a noção do tempo. Por isso, para que eles compreendam a atividade, sugiro que utilize um medidor de tempo. O modo mais lúdico é usar uma ampulheta com tempo de 1 minuto. Mas caso não tiver uma, utilize um relógio.

Nas primeiras vezes,a criança não se concentrará muito, não porque não tenha a capacidade, já que é capaz de brincar com o mesmo brinquedo por vários minutos repetindo as mesmas ações. O que passa é que, nesse caso, ela está ativa. A atividade é bem tranquila, então a criança deve se habituar a esse novo tipo paisagem.

 

 

Cheire e conte

Cheire e conte é um exercício de Mindfulness muito eficaz contra a ansiedade. Entregue à criança algo aromático. Pode ser, por exemplo, um gomo de laranja ou limão, um sabonete ou alguma erva aromática, como o hortelã. Peça-lhe para fechar os olhos e descrever o que sente ao cheirar o objeto. Ensine-o a focar sua atenção em apenas um dos sentidos.

Outra variante desse exercício é o Cheira e sinta, em que a criança deve apenas se concentrar no aroma do objeto, sem que deva descrever o que sente ao final.

 

 

 

 

 

 

Uma sugestão, neste tempo de confinamento, trabalhe a sua mente no sentido de usufruir, neste dia da TERRA, dos sons da “Mãe Natureza”! ” Vamos  cuidar da nossa “casa”, o “nosso” planeta Terra!

https://www.youtube.com/watch?v=fQvwNbj1hiI&t=2109s

(Visited 716 times, 1 visits today)

Sem comentários ainda.

Deixar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *