Mindfulness, em tempos de covid-19

 

“Nestes tempos de quarentena pela covid-19, sabemos que os pais estão lutando para equilibrar trabalho, cuidado com os filhos e autocuidado, e outras várias preocupações naturais do momento difícil que vivemos. Mindfulness (atenção plena) pode ser uma das ferramentas para lidarmos da melhor maneira possível com esse fato novo em nossas vidas. Os treinamentos em mindfulness (atenção plena) são muito eficazes para ajudarem os pais no cuidado dos filhos…. “

Veja mais em: https://mindfulnessparaodiadia.blogosfera.uol.com.br/2020/03/25/mindfulness-em-tempos-de-coronavirus-cuidando-dos-filhos/

Sugestões de exercícios e de reflexões pedagógicas, clique e descubra:

 

É uma prática com inúmeros benefícios para as crianças (e adultos) já que permite regular a ansiedade, aumen-          tar a capacidade de concentração e saborear melhor o momento presente.

 

 

 

 

Fernando Emídio, professor e coordenador TEIP no Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente. Há vários anos que se interessa pela aplicação de práticas contemplativas na educação e o papel que as neurociências assumem no desenvolvimento de crianças e jovens, tendo feito formação nessa área, nomeadamente nos programas MindUp (The Hawn Foundation) e Still Quiet Place (Dr. Amy Saltzman). Tem sido responsável por aplicar e coordenar a aplicação do Programa MindUp aos alunos do 1.º ciclo do Agrupamento onde leciona. A par da vida profissional, participa também noutros projetos que visam a implementação de práticas contemplativas na sociedade, nomeadamente o Núcleo de Estudo do Dharma de Leiria, o Círculo do Entre-Ser e o Centro de Mindfulness e Vida Plena, direcionando a sua atuação neste âmbito sobretudo para o público infantil e juvenil. Desde 2012, tem feito diversas comunicações em vários pontos do país e tem organizado e orientado atividades baseadas na atenção plena com crianças em diversos eventos.

 

6. https://www.youtube.com/watch?v=oulJtje7dDk

 

“Reflexões sobre como cultivar mindfulness em contexto educacional : potencialidades e desafios” de Joana Sampaio de Carvalho | Psicóloga Educacional, Bolseira de Investigação-CICPSI, Instituto Mindfulness.  No primeiro encontro nacional de Mindfulness na Educação em  Portugal. Novembro 17-18, 2017. Carcavelos.

 Joana Sampaio de Carvalho é Psicóloga Educacional desde 1997  e a intenção que orienta o trabalho que desenvolve é contribuir para a promoção do bem-estar e do desenvolvimento saudável das crianças, dos jovens e dos adultos.

É investigadora no Centro de Investigação em Ciência Psicológica (CICPSI) da Faculdade de Psicologia e de                  Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (FPCE-UL) e, desde 2016, é diretora da educação no Instituto            Mindfulness.

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