A árvore generosa – emoções e ambiente – que lições?

 

A história desenvolve-se na relação entre uma árvore e um menino, ” A Árvore Generosa” é uma árvore como tantas outras, desprotegida, disponível, pacífica, incapaz de se defender, servia um menino até à sua própria exaustão. O menino comia os seus frutos, balançava-se nos seus ramos e descansava à sua sombra, mas ao crescer perdera toda a sua inocência, de uma forma inconsciente. A árvore continuara a servir o menino durante toda a sua vida, incondicionalmente, sem pedir nada em troca, oferecia-lhe os seus frutos, os seus ramos e até o seu tronco, para corresponder a todos os desejos de um menino envelhecido pelo tempo e pelos seus anseios estritamente materiais.

 

 

 

 

Sem nada mais para oferecer a generosa árvore cingida a um pequeno tronco enraizado termina a história cheia de felicidade por ainda poder oferecer um lugar de acento, a um velho menino com necessidades imperativas descanso. Com tudo isto a árvore, que amava o menino conseguia ser feliz servindo-o durante toda a sua vida.

A consciência e o respeito do homem pela natureza, com uma forte mensagem moral e ecológica, será o grande objetivo desta fabulosa história. Na V sessão do CATIVAR, foi esta a grande mensagem passada aos alunos do 1º ao 4º anos de escolaridade.

 

 

 

Poderão perguntar: A mensagem foi apreendida?

A minha resposta: Foi, sem sombra de dúvidas.  Uma das minhas satisfações, é constatar que a mensagem que passo através de histórias fica gravado na mente e no coração dos alunos!

                                                                           

Ver sugestões de abordagens  pedagógicas em  http://www.bruaa.pt/docs/actividadesarvoregenerosa.pdf

 

 

 

 

(Visited 2.995 times, 1 visits today)

Sem comentários ainda.

Deixar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *