“Árvore dos Afetos” – a pensar no “Dia dos Namorados”
Em resposta aos meus seguidores, brasileiros e portugueses, que questionaram-me sobre a implementação desta atividade : ” Árvore dos Afetos”, informo que este tema foi introduzido quando implementei o Projeto Cativar pelas escolas do 1º ciclo do AE de Marrazes (2014 a 2018).
Na atualidade estou a lecionar numa turma de 1º ano e a pensar na planificação de fevereiro impõem-se-me de forma predominante dois grandes temas, o “Dia dos Namorados” e o Carnaval.
Neste caso, o “Dia dos Namorados”, explicarei aos meus alunos como sendo o “Dia da amizade”, assim, todos juntos, exploraremos esta temática nos momentos de “Assembleia de Turma” com algumas sessões de “brainstorming”: perguntas e respostas sobre “O que é a amizade?” e, talvez mais uma vez, seja surpreendida pelos meus alunos pois eles sabem tão bem falar sobre a “linguagem do coração”… ou seja, partilhar emoções muito positivas…!
Serão enviados para casa postais em forma de coração para em família falarem destes sentimentos que tão bem fazem ao coração e em colaboração com os pais escreverão a sua opinião.
Na escola, no dia 14 de fevereiro, imbuídos neste espirito de partilha e amizade dedicaremo-nos à confeção de um bolo de iogurte em forma de coração.
Faremos decorações para a escola de modo a “contagiar” todos com o espírito do amor… corações serão pintados, decorados, recortados, e adornados com lindas palavras e mensagens escritas.
Mas não ficaremos somente por aqui, como o valor da amizade é algo tão importante na nossa turma e na escola, faremos a “Árvore dos Afetos” com o grande objetivo de promover uma reflexão entre alunos, família e comunidade escolar (professores e funcionárias) sobre os sentimentos tão nobres como o amor, a amizade, o carinho, a partilha, a entreajuda e a tolerância.
Partilharei noutros posts as leituras que faremos sobre esta temática.
“Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos.”
“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”
“O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem.”
Antoine de Saint-Exupéry
Fevereiro 1, 2020
Obrigada pela partilha.
Fevereiro 2, 2020
Ola Leonor! Disponha! Bjs
Fevereiro 2, 2020
Parabéns pelo excelente trabalho!
Fevereiro 2, 2020
Olá Goreti. Agradeço o feedback! Quando amamos o que fazemos, o nosso trabalho reflete o que nos vai na alma…Concorda?
Bjs