” Filosofar e meditar com as crianças”

Esta semana preparando o CATIVAR 2017/2018, li um livro de não ficção, aonde “respirei cada vírgula como se estivesse a ler um romance”.

Filosofar e meditar com as crianças, de Frédéric Lenoir, conta a extraordinária aventura que o autor viveu com centenas de crianças, no âmbito dos ateliers filosóficos que organizou em várias escolas europeias: Paris, Montreal, Genebra, Córsega, Guadalupe… .

Muitos ateliers centraram-se em Mouans-Sartoux (cidade dos Alpes Marítimos) e numa turma de 4.º e 5.º ano (crianças de 8 a 11 anos) da escola pública François-Jacob.

Foram abordados temas  tais como o amor, o respeito, a felicidade, sentido da vida, emoções  e outros que normalmente os pais tentam evitar com as crianças, nomeadamente a  morte e a  violência.

Escrito com o objetivo de tornar o mundo melhor, este livro proporcionou-me alguns dos diálogos mais inteligentes e ternurentos que já li na minha vida.

Numa tentativa de explicar o efeito que este livro teve em mim devo referir que é uma honra pisar o mesmo mundo que pisam Christophe, Maria, Antoine, Anton e todos os outros que participaram nos ateliers filosóficos de Frédéric Lenoir. E é um conforto descobrir que as personagens mágicas dos livros às vezes são tão reais como as que vejo todos os dias a caminho da escola, levadas pela mão do pai ou da mãe.

E na impossibilidade de abraçar o Christophe, a Maria, o Antoine ou o Anton, aproximo o livro de Frédéric Lenoir do meu peito, envolvo-o nos meus braços e penso como estou grata às novas gerações.

Ler Filosofar e meditar com as crianças, de Frédéric Lenoir, foi como fechar, uma a uma, todas as portas dos frigoríficos do mundo inteiro e sentir (Haruki Murakami) e no final, um calor bom em tudo quanto penso.  (Fernando Pessoa)

Escreve Frédéric Lenoir no prólogo:

“estou convicto de que a melhoria do mundo, e nomeadamente a luta contra o fanatismo, passa pela educação das nossas crianças”.