“Os animais estavam zangados”

 

” A publicação deste “Os animais estavam zangados” (“All the animals were angry”, um original de 1970) na coleção Orfeu Mini da editora Orfeu Negro indicia talvez que é chegada a hora de Wondriska assumir o merecido lugar de autor de referência junto das crianças portuguesas.

Aprender a ver, a apreciar e a criar vintage a partir do estilo de Wondriska pode vir a ser uma proposta desafiante, sobretudo porque “Os animais estavam zangados” não oferece apenas um texto simples, acumulativo, simultaneamente sério e divertido, ótimo para ser lido ou visto pelos mais pequenos. É um facto que a linearidade tradicional do encadeamento de animais, entediados e, em sequência, contagiosamente zangados uns com os outros sem outra razão que não seja serem como são, torna a narrativa suficientemente expressiva e interessante na sua exemplaridade. A originalidade dual da paleta cromática (negros-cinzas e laranja-açafrão) congrega no traço negro a principal força estética e emocional da obra.

 

Atente-se, por exemplo, nos olhares carrancudos e posturas provocatórias de cada um dos animais, na primeira parte do livro, e observe-se a sua gradual transformação. Os dois grandes momentos em que se divide (antes e depois da chegada da pomba, a construção circular e crescente de tensão, a passagem da zanga ao contentamento graças às palavras de afeto e aceitação daquela voadora mensageira da paz) revelam uma técnica de planificação matemática e inteligentemente pensada – o ritmo de texto e o ritmo visual em equilíbrio, o “antes” e o “depois”, desde o retrato de grupo zangado da capa até ao retrato do grupo “satisfeito” na contracapa (integrando já a benfazeja pomba).

Será precisamente a presença harmoniosa desse pássaro que marca a mudança da técnica composicional das ilustrações – na segunda parte desaparecem os cinzentos aguarelados, criando-se um livro ilustrado que pode ser também um livro para colorir. O convite ao preenchimento, real ou imaginário, daqueles animais e cenários finais, com as cores que o leitor desejar, afigura-se-nos quase irresistível…

In: https://criacria.com/2012/03/16/os-animais-estavam-zangados-de-william-wondriska/

 

 

(Visited 84 times, 1 visits today)

Sem comentários ainda.

Deixar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *