Para quê refletir na Sustentabilidade Ambiental?

Considerando que a Educação Ambiental é determinante para a sustentabilidade do Planeta em que vivemos e possuindo a Escola o papel fundamental no desenvolvimento da “Consciência Ecológica” de todos os cidadãos.

O Projeto “CATIVAR”  teve, no segundo período deste ano letivo, a finalidade de refletir sobre a Sustentabilidade Ambiental e a importância da nossa ação,  de todos nós como atores  (1.º Ciclo do Ensino Básico).

É urgente e necessário desenvolver programas e actuações de carácter educativo que promovam mudanças profundas e progressivas na escala de valores e atitudes dominantes da sociedade actual, com o intuito de construir um novo estilo de vida individual e coletivo. E foi nesse sentido que alunos, professores, pais e comunidade refletiram durante estes três meses (janeiro a abril de 2017).

Na óptica de Caride & Meira (2004, p.10) terá de ser “uma educação capaz de suscitar mudanças nas mentalidades, atitudes, saberes, condutas”. Não obstante, os mesmos autores apontam para “uma educação ambiental que promova e institua discursos que projectem mudança na sensibilidade e valores que vão orientar a actividade humana em relação com o meio ambiente, dirigida à aquisição de conhecimentos ambientais e a uma tomada de consciência crítica” (Idem, p.13). Assim sendo, a protecção ambiental tem de ser realizada à escala mundial tendo como prioridade a opção política dos estados e o comportamento cívico dos cidadãos. A Educação Ambiental deve adquirir um lugar de destaque no contexto educacional, daí a necessidade dela se desenvolver numa abordagem interdisciplinar.

Consultar: CARIDE, J. A.; MEIRA, P. Educação Ambiental e Desenvolvimento Humano. Lisboa: Instituto Piaget, 2001. 302 p