O Dia Mundial da Árvore foi assinalado nos dias 21 ao 24 de março de 2017 nas dez escolas participantes no projeto CATIVAR.
O Município de Leiria colaborou com a doação de 28 pinheiros mansos, numa iniciativa que contou com a participação de alunos de 565 alunos de 28 turmas do 1º ceb do Agrupamento de Escolas de Marrazes, que assumiram o compromisso de apadrinhar e cuidar das árvores.
Nas comemorações foi distribuída vinte e oito de árvores, numa iniciativa que se estendeu às freguesias de Marrazes e Amor que colaboraram com as escolas a nível local para que todas as crianças do concelho plantassem as suas árvores.
“Sem a natureza não era possível a nossa sobrevivência”, afirmaram alguns dos alunos envolvidos no projeto. “Estamos a celebrar este dia para termos sempre árvores, e é como se estivéssemos a celebrar o aniversário delas”, afirmaram os pequenos “padrinhos” muito conscientes da responsabilidade assumida para com as novas árvores por eles plantadas. Algumas turmas atribuíram nomes às árvores e comprometeram-se a acompanharem o seu desenvolvimento, no sentido de estabelecer uma ligação afetiva e de responsabilidade.
A vereadora responsável pelos Espaços Verdes, Ana Valentim e a vereadora responsável pela Educação, Juventude e Cultura, Anabela Graça, da Câmara Municipal de Leiria, apoiaram esta causa no sentido de envolver as crianças na celebração do Dia da Árvore e sobretudo “sensibilizá-las para a necessidade da preservação da floresta e do ambiente”..A vereadora da Educação, Anabela Graça, considerou que “quanto mais cedo começar a sensibilização, maior será o impacto ao nível da sociedad
e”. Para a autarca, esta é uma iniciativa que através dos mais novos chega também às famílias.
O intuito deste ato simbólico levado a cabo no âmbito do Projeto “CATIVAR” aonde foram abordados durante três meses a Sustentabilidade Ambiental, ficamos cientes que “Quando as árvores são plantadas pelas crianças damos passos simbólicos para um futuro melhor. Temos a garantia de que as árvores fazem parte das suas vidas e que as irão valorizar, com tudo aquilo que elas nos dão”.







Total de Visitas : 4178658
Deixar um Comentário