Ler em (a)gosto de 2021…”Mustafá”

Apresento -vos uma sugestão de um livro que aborda a inclusão social. Poderá ser a “alavanca” assertiva para  falar e explicar aos “miúdos” a situação vivida no Afeganistão. 

Selecionei este livro porque conta a história da “perspetiva” de uma criança que muda de país e aprende a ver esse local como a sua nova casa. É uma história comovente sobre a perda, adaptação, reinterpretação, amizade e amor…sendo um recurso precioso para pais e educadores/professores que trabalhem com crianças de famílias de acolhimento, refugiados ou realojados.

 

A conhecida e laureada autora e ilustradora Marie-Louise Gay  apresenta-nos Mustafá, uma história delicada e bem pensada acerca do que é preciso para nos sentirmos em casa. A experiência deste menino que vai viver para outro país, onde se tenta integrar, sendo que a língua de comunicação lhe é estranha, facilita a exploração das noções de discriminação e de inclusão, promovendo o sentido cívico, a cidadania e a solidariedade, e elevando os sentimentos de empatia e de amizade.

 

 

«Há noites em que o Mustafa sonha com o país onde vivia. São sonhos cheios de fumo e de fogo e de estrondos. A mãe leva-o a observar a lua e as estrelas, e diz-lhe que aquela é a mesma lua que eles viam no seu país. Perto da nova casa de Mustafa, há um parque. No parque há cores luminosas, flores que parecem línguas de dragão, pequenos animais que carregam bandeiras, música que é como um rio, pessoas mágicas e até uma menina que tem uma fita com um laço num gato. A menina-com-o-gato diz palavras, mas o Mustafa não as compreende. Outras crianças brincam, mas não o veem. E o Mustafa sente-se invisível. Até que um dia, a menina-com-o-gato lhe faz um gesto que significa “vem comigo”.»

 

ISBN 978-989-54640-3-0

Autora Marie-Louise Gay

Tradução portuguesa 1.ª edição

Formato 20,5 x 27 cm

Páginas 40

Livro recomendado PNL2027 – Literatura – dos 6-8 anos – dos 9-11 anos – Inicial – Mediana

 

Para visualizar:

 

https://www.youtube.com/watch?v=bF1R26Bagks

 

 

 

 

Boa leitura e reflexões!

(Visited 55 times, 1 visits today)

Sem comentários ainda.

Deixar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *