
Duas semanas intensas de trabalho formativo para preparar o segundo ciclo de E@D…a minha formação centrou-se na dicotomia entre as temáticas “relação pedagógica e as competências emocionais de alunos e professores” e a utilização das ferramentas digitais no 1º ciclo”.
O que (re)aprendi utilizando o “mindset”?
- Neste imenso “ecossistema” comunicacional que invadiu a nossa vida é imprescindível “descomprimir”, “des-complicar”, “desconstruir” ideias e relativizar os constrangimentos diários neste mundo que está em mudança constante e abrupta;
- Evitar a replicação do ensino em contexto de sala de aula no E@D;
- (Re)definir muito bem as “aprendizagens essenciais”, tendo como foco o Perfil dos Alunos;
- Apostar na proximidade com o aluno e com a sua família (diferentes circuitos de comunicação);
- Tirar da minha cabeça que: “Não posso salvar o mundo!”. Usando o pensamento de Madre Teresa de Calcutá “O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor.”
- Definir muito bem o meu “Plano de Ação” para os meus alunos com bom senso e parcimónia.
- Utilizar o “shift off” e educar os meus alunos para o “off net”.
- A motivação dos alunos em E@D poderá ser traduzida na equação:
A= Dar para ter “Autonomia”;
C = Competências socioemocionais;
R = Relação Pedagógica ( Afetos –empathize/empathy)
O que poderei proporcionar para os meus alunos do segundo ano de escolaridade para levar a “bom porto” esta “aventura E@D”:
- Valorizar todos os conhecimentos que os meus alunos possuem;
- Dar-lhe liberdade e autonomia para partilhar as suas experiências e aprendizagens;
- Propor “metas” que elas consigam atingir;
- Estimular o desenvolvimento da responsabilidade e competências de organização.
- Utilizar as técnicas de:
– “TAC” – Terapia dos Afetos e dos Carinhos;
– “FBT” – Falar, Brincar e Tocar (utilizar a imaginação na comunicação virtual)
- Estar “aberta” para trazer soluções centradas no aluno, no qual ele aprenda ativamente com problemas reais, desafios relevantes, jogos, atividades práticas, leituras e/ ou projetos em grupo, usando gamificação, sala de aula invertida ou o ensino híbrido, as escolas devem procurar novos caminhos para conseguir melhores resultados e alunos mais interessados.
Sugestão para uma formação “cativante” com o Psicólogo Alfredo Leite – “Dominar o E@D. 2ª edição”:
Sugestões de leitura reflexiva:
- https://escolapt.wordpress.com/author/antduarte/
- https://www.dn.pt/edicao-do-dia/07-fev-2021/nao-existira-ensino-a-distancia-mas-a-versao-20-do-ensino-remoto-de-emergencia-13324526.html
- https://www.comregras.com/nao-ha-progresso-que-se-trilhe-contra-os-profissionais-da-educacao-joao-ruivo/
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