Professor reflexivo…alguns subsídios na procura da essência docente

Neste processo, Projeto “CATIVAR”, estou a (re)descobrir-me e a (re)conhecer-me a mim própria como professora e a (re)conhecer as condições em que exerço a minha profissão para poder (re)assumir-me como profissional de ensino.

Também, neste percurso, estou a tomar consciência das semelhanças e das diferenças entre o meu processo reflexivo de formação e aquele que proponho aos meus colegas (sejam eles , os docentes titulares de turma no âmbito do projeto como, pontualmente, os professores estagiários que me contatam).

“Uma perspectiva construtivista do ensino (também de línguas e não só de ciências) concede ao aluno o direito – e o dever – de construir a sua caminhada na dupla dimensão do: descobre a língua que aprendes e descobre-te como e porquê a aprendes para fazeres sentido do que é seres “aprendente de línguas” (Alarcão, 1996).

 

 

Apesar dos constrangimentos que enfrento diariamente, típicos dos professores que trabalham em “itinerância”, “trabalho de campo”… as minhas descobertas, as minhas perceções e os meus sentires continuam a impulsionarem-me a fazer cada vez mais e melhor, emocionando-me diariamente.

 

Educar para a autonomia implica fazer um ensino reflexivo que, por sua vez, se baseia numa postura reflexiva do próprio professor.

 Cf: ALARCÃO, Isabel (1996). Formação Reflexiva de Professores – Estratégias de Supervisão. Porto: Porto Editora.

 

 

 

(Visited 135 times, 1 visits today)

Sem comentários ainda.

Deixar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *