No “Cativar”, a gestão das emoções, a auto estima, a empatia, valorizando a dimensão prática e as aprendizagens sócio afetivas são competências trabalhadas nas sessões inseridas na Oferta Curricular de Agrupamento (AE Marrazes -Leiria): Educação para a Cidadania – 1º ciclo do ensino básico.

Ora, para poder aprender a regular as suas próprias emoções é necessário, antes, que a criança aprenda os passos precursores essenciais de perceber, identificar, rotular e compreender os seus eventos emocionais. A capacidade de perceber é inata, mas precisa de ser amadurecida. As de identificar, rotular e compreender, ao contrário, são organizadas, pouco a
pouco, na interação social. Não sendo, portanto, naturais, precisam de ser aprendidas. E, refira-se de passagem,trata-se de uma aprendizagem que demora muitos anos a processar e quando mais precocemente se fizer melhores serão os resultados a médio e longo prazo na Escola e na Sociedade.
Pretende-se o exercício da mobilização de saberes e saber-fazer adquiridos, a descoberta de novos saberes, novos mundos, numa perspetiva de sensibilização ou de motivação, o desenvolvimento da cooperação e inteligência coletiva, ajudar os alunos a ter confiança em si próprios, reforçando a sua identidade pessoal e coletiva; desenvolver a autonomia e a capacidade de fazer escolhas, tornando-os cada vez mais responsáveis na vida escolar quotidiana. Estes pressupostos implicam, que desde cedo, os alunos se tornem progressivamente mais autónomos e interessados no desempenho escolar, apresentando iniciativas e propostas pessoais de desenvolvimento da atividade de grupo e individual.
As sessões do “Cativar”, dinamizadas, em diversos contextos ( periferia da cidade de Leiria e aldeias que distam aproximadamente a 13 km da escola sede) , têm como intuito a promoção do desenvolvimento integral dos alunos através da criatividade, do desenvolvimento da inteligência emocional numa valência de desenvolvimento dos Valores Éticos, em relação a si, aos outros e ao Mundo, tão fulcral na Escola do século XXI.
A(s) metodologia(s) utilizada(s), nas vinte e oito turmas do Projeto “Cativar”, varia de acordo com o ano de escolaridade( 1º ao 4º ano) e com a identidade de cada turma. Elas revelam-se através de:
- técnicas de relaxamento ( Mindfulness);

- exercícios respiratórios;

- risoterapia;
- cumprimento de normas de convivência e cooperação na atividade lúdica e desportiva;
- recurso ao trabalho cooperativo na sala de aula, incentivando a entreajuda;
- para as turmas mais difíceis ou com pequenos grupos de alunos, utiliza-se algumas técnicas do treino de competências sociais;
- dramatização – “role-play”- simulação de situações e das soluções…
Saliento, que no âmbito do projeto “Cativar”, as diferentes dinâmicas pedagógicas tem como intuito a utilização dos diversos tipos de inteligência (Múltiplas Inteligências de Gardner) explorando as diversas aprendizagens de regulação das emoções nas múltiplas aprendizagens do(s) currículo(s).








Total de Visitas : 4055331
Janeiro 4, 2017
Muito bom , parabéns!
O ensino precisa de professoras como tu , os alunos merecem!
Continuação de bom trabalho.
Fevereiro 2, 2017
LINDO!! MUITO BOM.
Obrigada pela partilha 🙂