A escola e as afetividades

0 , , Endereço 0



A escola é um espaço relacional onde todas as «afectividades» emergem ao sabor de um determinado clima de escola; assim sendo, “a personalidade está para o indivíduo como o clima está para a escola” (Estrela, Mª T. 2002, 19). 

Segundo uma vertente pedagógica, Estrela refere ainda, que numa escola disciplinada existe convergência de uma série de variáveis organizacionais ligadas à gestão e a um clima de co-laboração que envolve todos os pais, professores, pessoal não docente e comunidade, no reforço de regras claras; ressaltam variáveis académicas e relacionais que se ligam à aprendiza-gem, às expectativas positivas e claramente transmitidas em relação aos alunos e à satisfação das suas necessidades.”

In: Silva, E (2007), A gestão da (in)disciplina. Perspectivas e práticas de diversos actores. Um estudo de caso no 1.º CEB.  
Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Universidade de Lisboa.

Emília Silva – 2014/2015
(Visited 7 times, 1 visits today)

Sem comentários ainda.

Deixar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *