Aprendizagem sócio-emocional…

0 Sem etiqueta Endereço 0
 Numa das minhas leituras, deparei-me com estas afirmações de Elisabete Elias devidamente consubstanciadas nas mais diversas investigações:


” (…) a aprendizagem sócio-emocional constitui-se como um dos componentes essenciais para uma educação de qualidade, possibilitando benefícios significativos no desenvolvimento e bem-estar dos alunos, nomeadamente na promoção de comportamentos pró-sociais, na redução de problemas comportamentais e na melhoria dos resultados escolares (Durlak, Weissberg, Dymnicki, Taylor, & Schellinger, 2011). Neste ponto, os professores desempenham um papel único e fundamental, sendo este cada vez mais exigente socialmente e emocionalmente. É esperado que estes profissionais disponibilizem suporte emocional a todos os alunos; promovam um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante; sejam um modelo na regulação das emoções; orientem os alunos em situações de conflito com sensibilidade e responsabilidade; giram eficazmente os comportamentos desafiadores dos alunos e respondam às exigências da avaliação de resultados escolares (Jennings, 2011). 

Contudo, a actual formação académica dos professores não fornece nenhuma preparação psicológica ou ferramenta de auto-conhecimento pessoal que vá ao encontro das necessidades anteriormente indicadas, pelo que estes profissionais têm muitas vezes falta de capacidades para lidar com as exigências do seu dia-a-dia profissional, surgindo níveis elevados de stress e burnout (Mañas, Justo, & Martínez, 2011). (…)”
Emília Silva – 2014/2015
(Visited 73 times, 1 visits today)

Sem comentários ainda.

Deixar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *