14 day- Confi(n)ar: “Ler o mundo”, um desafio literário para miúdos e graúdos

Neste tempo de confinamento, o meu “aconchego” mental encontra “espaço” no mundo dos livros. Os que tenho na estantes e levam-me à redescoberta de outros pontos de vista…e nas sugestões de leitura que os meus amigos tem a amabilidade de partilhar comigo. Os amigos são assim…conhecem-nos bem…sabem o que nos faz feliz!

A Ana, amiga de “coração”, enviou-me um desafio literário como é habitual na sua gentil atenção amiga e disse:

” É daqueles livros que tu gostas e que vais ler num dia para depois apresentares aos teus meninos…”

Ler o Mundo, com o subtítulo Experiências de transmissão cultural nos dias de hoje, da antropóloga francesa Michèle Petit, é o mais recente livro da colecção Ágora K, da editora Kalandraka.

Um livro que é um poderoso testemunho para todos os que acreditam no poder da leitura e da arte em geral. Para todos os que amam os livros e, de alguma forma, tentam contagiar os outros com esse amor.

“Petit reúne, nesta obra, um vasto número de relatos, experiências e caminhos percorridos por bibliotecários, pro-fessores, escritores, mediadores culturais, alunos, pessoas em geral. Há toda uma partilha assente em saberes, prá-ticas , conversas, estudos, conferências… que nos é trazida através de uma escrita tão simples, quanto direta e eficaz.

O inicio do livro elucida o leitor. Este livro é uma apologia. Para que a literatura, oral e escrita, e a arte sob todas as formas tenham um lugar na vida de todos os dias, em particular na das crianças e dos adolescentes. De forma genuína, a autora esclarece que o livro nasce de uma revolta. Uma revolta contra a obrigação de fornecer provas dos resultados da leitura, como se essa fosse a única razão de ser de ler.

Porque é que a literatura e a arte têm de prestar contas?”

 

Está curioso(a)?! Quer saber mais?

Leia os comentários críticos, nos links que abaixo apresento, sobre a obra e depois… compre-o para o seu “deleite” literário! Não há comparação possível na leitura intensa de um livro como o desfolhar das folhas de papel escritas e ilustradas.

 

 

 

Leitur@s C@tivantes!

(Visited 94 times, 1 visits today)

Sem comentários ainda.

Deixar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *