“Second day – Confinamento II” – Tributo à uma colega “especial”

As palavras que te disse e escrevi…mas o “abraço” que não pude dar-te!

Partiste minha querida amiga/colega!

Fui revisitar as nossas memórias e no teu correio eletrónico deixavas no final a tua mensagem:

Professora da Educação Especial, Helena Berenguer

Devemos ser a mudança que queremos ver no mundo!

Gandhi

Rigor, coerência, persistência, lealdade, dedicação, entusiasmo em tudo o que fazias, capacidade de criar equipas, respeito pelo/a outro/a, são algumas das muitas caraterísticas que poderia enumerar da minha amiga.

Quis a vida que me cruzasse contigo em 2005/2006, por altura da minha colocação no Agrupamento de Escolas de Marrazes como Professora de Educação Especial. Desde então, articulámos esforços para cumprir a mesma missão, tanto ao nível da Educação Especial como ao nível da articulação pedagógica entre a Educação Especial e 1º ciclo do Ensino Básico, como “Coordenadoras de Departamento”.

O ambiente solidário, a vontade de vencer dificuldades, a partilha de ideias e ideais e, finalmente, a ami-zade marcaram a nossa “caminhada”. Mas, porventura, a principal inspiração que retiro do  nosso conví-vio foi a sua notável capacidade de equilibrar a flexibilidade com a fidelidade aos seus princípios e com-promissos, conseguindo refazer objetivos e percursos, sem nunca tocar o limite do inalienável.

Foi ela, a grande incentivadora para implementar o meu  “CATIVAR” (2014/2015) e como é normal nes-tes processos de implementação de projetos no âmbito das competências sociais emocionais, os obstá-culos foram muitos,  as “vozes” com intuito de “perturbar” o seu desenvolvimento magoou-me intensa-mente. E a “minha” Helena deu-me colo e forças para continuar…apesar das diversidades.

Foi impossível estar presente (real) nos seus últimos meses de vida por causa deste vírus tão mortífe-ro…o nosso último encontro, foi num dia quente de agosto em que nos lambuzamos de chocolate e de afetos…no qual dei-lhe o último abraço e beijinho.

Nesta afetuosa homenagem, mesmo fisicamente distante, a sua luz ilumina o espaço que percorro ao irradiar para muitos de nós, os que tivemos o privilégio de vivenciar o seu profissionalismo exemplar e conhecer o enorme ser humano, sempre com um sorriso aberto e doces palavras que nos confortam o ego.

Nesta “calmaria da aldeia” olho a esfera celeste. Foi, e é, a “estrela polar” que Deus me deu em forma de um “presente” para me orientar em alguns dos meus “passos” profissionais e pessoais…as suas palavras e ações marcaram e “tatuaram-me” por dentro.

Partilho aqui alguns trabalhos realizados por ela e pela sua grande companheira de lutas profissionais e de afetos, Celina Onofre e por outras colegas que em equipa trabalharam para uma educação mais inclu-siva e feliz.

Veja, aprecie e (re)aprenda:

Educação Especial num “Projeto de Biblioteca “

Escola Básica nº 2 de Marrazes