Uma metáfora, Professores são “Cabras da Montanha”

Nos últimos anos, os investigadores educacionais que estudaram as metáforas dos professores foram consistentes na conclusão de que as metáforas usadas pelos professores para descrever seu trabalho afetam profundamente seu comportamento e perceções.

(https://golfinho.com.br/artigo/pnl-e-educacao-3-metaforas-dos-professores.htm)

Refletindo sobre as “metáforas educacionais” tive a oportunidade de ler um artigo de Susan Ward, professora da Kingsland Primary School em Peebles, na Scottish Borders (Escócia) o qual achei particularmente interessante.

Para esta professora existem cinco razões pelas quais os professores passarão com sucesso pela crise do coronavírus e apresenta-nos uma analogia interessante: ” cabras” (animais conhecidos pela sua resistência natural e capacidade de adaptação a condições extremas)

1. Os professores são “cabras” da montanha.

2. Os professores são resilientes.

3. Os professores são persistentes/”tenazes”. 

4.Os professores lidam com pessoas.

5.Os  professores jogam o jogo longo.

” (…)Mas sabemos que nossas ações afetam a vida das pessoas e as escolhas que elas fazem nos próximos anos. Essa nova e terrível crise passará e, quando acontecer, as pessoas lembrarão como você as fez sentir quando os dias estavam mais escuros . Os professores estão perfeitamente posicionados para oferecer uma vela contra a escuridão, sua chama inabalável. O que fazemos agora nos definirá como uma profissão por muito tempo. Sabemos disso e isso nos dá força.

Onde e qualquer que seja a sua contribuição, neste momento de maior necessidade, saiba que isso é importante. Ninguém tem um plano de como lidar com essas coisas, estamos todos trabalhando nisso à medida que avançamos. Apenas faça o melhor que puder. (…)”

Leia o artigo em https://www.tes.com/news/coronavirus-why-teachers-are-mountain-goats

(Visited 123 times, 1 visits today)

Sem comentários ainda.

Deixar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *