Tenho sido questionada sobre o CATIVAR por professores e investigadores nacionais e brasileiros e como tem sido impossível responder a todos ficam aqui registados alguns pressupostos que poderão ajudar a desenvolver os seus projetos:
O ” CATIVAR” assenta no quadro teórico de:
- SEL ( Social and Emotional Learning);
- CASEL (Collaborative for Academic Social and Emotional Learning (www.casel.org) e no tem como objetivos a promoção das competências sócio-emocionais, prevenção e redução de problemas emocionais e comportamentias e, de forma indireta, melhorar o desempenho académico;
- Programa MindUP (https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EPIPSE/mindup.pdf).
O “CATIVAR” é um projeto com três anos, no terreno (TEIP/AE de Marrazes – Leiria), tendo como público-alvo os alunos dos 6 aos 9 anos (1º ciclo do ensino básico).
A sua promoção faz-se através do ensino explícito de competências para todos ( Educação para a Cidadania – oferta curricular de Agrupamento), intervindo na na construção e manutenção de ambientes de aprendizagem seguros, envolventes e preocupados com o bem-estar dos alunos.
No “CATIVAR” trabalho com os alunos, em coadjuvação com o professor titular de turma, promovendo as seguintes atividades:
- exercícios de meditação – “atenção plena”;
- exercícios de respiração e da consciência do corpo;
- leitura “interpretativa” de histórias do PNL+, com ligação às emoções, aos valores cívicos, a sustentabilidade ambiental…;
- discussão em grupo;
- tempestade de ideias (brainstorming);
- ensaio e prática (role-play);
- utilização das TIC´s;
- promoção da auto-consciência através do jogo lúdico;
- aprendizagem colaborativa;
- expressões artísticas e dramáticas;
- …
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