“Cativar”…alguns pressupostos

Tenho sido questionada sobre o CATIVAR por professores e investigadores nacionais e brasileiros e como tem sido impossível responder a todos ficam aqui registados alguns pressupostos que poderão ajudar a desenvolver os seus projetos:

O ” CATIVAR”  assenta no quadro teórico de:

•    SEL ( Social and Emotional Learning);
  •  CASEL (Collaborative for Academic Social and Emotional Learning (www.casel.org) e no   tem como objetivos a promoção das competências sócio-emocionais, prevenção e redução de problemas emocionais e comportamentias e, de forma indireta, melhorar o desempenho académico;
  • Programa MindUP  (https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EPIPSE/mindup.pdf).

O “CATIVAR” é um projeto com três anos, no terreno (TEIP/AE de Marrazes – Leiria), tendo como público-alvo os alunos dos 6 aos 9 anos (1º ciclo do ensino básico).

A sua promoção faz-se através do ensino explícito de competências para todos ( Educação para a Cidadania – oferta curricular de Agrupamento), intervindo na na construção e manutenção de ambientes de aprendizagem seguros, envolventes e preocupados com o bem-estar dos alunos.

No “CATIVAR” trabalho com os alunos, em coadjuvação com o professor titular de turma, promovendo as seguintes atividades:

• exercícios de meditação – “atenção plena”;
  • exercícios de respiração e da consciência do corpo;
  • leitura “interpretativa” de  histórias do PNL+, com ligação às emoções, aos valores cívicos, a sustentabilidade ambiental…;
  • discussão em grupo;
  • tempestade de ideias (brainstorming);
  • ensaio e prática (role-play);
  • utilização das TIC´s;
  • promoção da auto-consciência através do jogo lúdico;
  • aprendizagem colaborativa;
  • expressões artísticas e dramáticas;
  •   …