“A árvore da escola”

No Projeto “CATIVAR”, as vinte e oito turmas do 1º ceb trabalharam em fevereiro a obra ” A árvore da escola”. Pois, faz todo o sentido trabalhar a importância da educação ambiental em consonância com a educação para os valores humanos.

O contacto direto dos alunos com a natureza para a sua formação e o espírito de colaboração na comunidade educativa estão bem  presentes nesta obra, “A árvore da escola”, e os alunos compreenderam que são responsáveis pela “sustentabilidade do ambiente do nosso planeta”.Esta história marcou de forma bem positiva o pensamento crítico dos alunos!

A linguagem simples desta história “cativou” a atenção e a compreensão dos alunos e foram evidentes as suas correlações:

– a relação entre um menino e uma pequena árvore que vai crescendo graças ao carinho que recebe dele e ao afeto dos seus colegas, que acabam por seguir-lhe o exemplo; e

-apesar das suas reticências iniciais, na interação dos alunos com a árvore, a própria professora acaba por se juntar à iniciativa deles, que, para mais, chama a atenção dos botânicos.

Deixo aqui, a sinopse da obra:

«No pátio da escola havia uma árvore. Só uma. O Pedro gostava de correr perto daquela árvore durante o recreio. Quando passava ao seu lado olhava-a de soslaio, para não chocar com ela. Um dia parou e reparou nela. Era fininha, com ramos delgados, pareciam de arame, e tinha algumas folhas secas. Pedro aproximou-se e acariciou-lhe o tronco. De repente, brotou uma folha nova…

“A árvore da escola”, com texto de Antonio Sandoval e ilustrações de Emilio Urberuaga. conta a história de uma espécie botânica única no mundo: uma árvore que se alimenta de carinho e companhia.
Uns raminhos frágeis e delgados florescem e transformam-se numa árvore frondosa, capaz de receber ninhos e passarinhos, baloiços e crianças, e até uma cabana que se faz biblioteca. A certa altura, da árvore nasce uma semente e o ciclo de carinho e crescimento recomeça com uma nova árvore e uma nova escola…»

A Árvore da Escola

de Antonio Sandoval