Mais sobre “Coaching para docentes”

0 Sem etiqueta Endereço 0
Paulo Guinote, professor e autor do blogue “A Educação do meu Umbigo”, assina o prefácio da versão portuguesa da obra e elogia a tese e os métodos de Bou Pérez. No texto, o professor advoga que “Coaching para Docentes” é “a apresentação de um conjunto de conceitos e técnicas com resultados demonstrados” e que “este tipo de abordagem deveria estar integrado nos planos curriculares de formação de professores, uma área com evidentes deficiências e Portugal“.

” (…)Bou Pérez elenca no livro um conjunto de ferramentas internas e externas de recolha, tratamento e divulgação de informação, incluindo várias técnicas de comunicação para estabelecer uma relação de confiança e respeito entre professor e aluno. De seguida, estrutura um processo em diferentes fases para levar o “coaching” para dentro da sala de aula.
O escritor defende que, de acordo com os pressupostos do coaching, um professor ou formador precisa de ter e saber aproveitar do melhor modo as seguintes competências: visão e sabedoria, em termos de aptidões e, em relação às competências de personalidade, deve ser humilde, curioso, flexível, autoconfiante, paciente, consistente, coerente, convicto, proactivo e ainda inteligente emocionalmente, conhecendo não só os seus sentimentos como também os dos outros, gerindo-os em benefício de ambos.
Essencialmente, o método de Bou Pérez assenta no conhecimento e na auto-confiança como instrumentos de superação de obstáculos, através de uma comunicação eficaz, para atingir as metas programadas.(…)”


Emília Silva – 2014/2015
(Visited 48 times, 1 visits today)

Sem comentários ainda.

Deixar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *