Todos aqueles que têm um papel a desempenhar na educação e formação dos mais jovens – pais, professores, educadores, líderes de
grupo – são, com frequência, confrontados com uma situação complexa: a de inspirar uma atitude otimista, geradora de um crescimento pleno de confiança e perspetivas, quando eles próprios experimentam um certo desencanto face ao mundo. Paradoxal mas compreensivelmente, o otimismo torna-se cada vez mais necessário num processo educacional equilibrado e, consequentemente, capaz de enfrentar e lidar com as constantes mudanças que se nos apresentam.
Hoje em dia sabemos que, desde pequenas, as crianças são capazes de sentir todas as emoções de um adulto, só que ainda não sabem como perce
bê-las, rotulá-las, compreendê-las, nem regulá-las. Tudo isto precisa de ser aprendido. “ A inteligência emocional influi de forma decisiva na adaptação social e psicológica dos alunos, no seu bem-estar emocional e, inclusive, nos seus insucessos escolares e nos seus futuros fracassos profissionais. Por exemplo, os alunos com pouca inteligência emocional têm uma autoestima mais baixa, índices elevados de agressividade, maior sintomatologia depressiva e ansiosa e índices mais elevados de insucesso escolar e de consumo de droga” (Berrocal, et. al., 2004).
É justamente nesse sentido que este Projeto (“CATIVAR“)reveste-se de interesse e utilidade, porquanto visa ser um instrumento de autodesenvolvimento que privilegia a autonomia, o otimismo, a relação emocional consigo e com os outras crianças e adultos tendo como aspetos basilares das relações interpessoais, tais como: a educação emocional como autorregulação das emoções, a construção da confiança, as diferentes dimensões da comunicação ou o uso do humor e propostas de jogos e exercícios.
Referência Bibliográfica:
- Berrocal, P. e Ramos, N. (2004), Corazón y Razón. em P. Berrrocal e N. Ramos (Eds.), Corazones Inteligentes. Barcelona: Editoral Kairós., 17-34. Acedido em 15 de julho2014 em http://www.educare.pt/opiniao/artigo/ver/?id=12660&langid=1
(Visited 58 times, 1 visits today)







Total de Visitas : 4055859
Deixar um Comentário