Uma experiência literária que não agradou aos alunos…

0 , Endereço 0
Em todas as sessões do CATIVAR, costumo acertar na seleção de um livro que encante os alunos. Contudo, desta vez não acertei…
A história Os Amigos descreve o modo como o senhor Valéry  resolve um complicado problema.
O senhor Valéry é um senhor que pensa muito. Pensa tanto que chega aos limites do absurdo. As histórias do senhor Valéry servem para trabalhar a imaginação de crianças e graúdos de todas as idades.
Em «Os Amigos», o Senhor Valéry tenta resolver o problema da sua baixa estatura que o impede de chegar às outras pessoas. Na busca de um raciocínio válido que lhe pudesse dar o conhecimento para arranjar amigos, o Senhor Valéry apresenta-nos soluções burlescas, mas espantosamente puras na sua essência.



Fazendo uma breve sinopse:

Era pequenino, «mas dava muitos saltos» e, por isso, explicava que era «igual às pessoas altas só que por menos tempo». Porém, «se as pessoas altas saltassem, ele nunca as alcançaria na vertical», e, persistente na sua aprendizagem, abandona o exercício e enceta novas experimentações: primeiro um banco, depois um banco com rodas e pensa até «congelar um salto». Porém, «nenhuma destas ideias era confortável ou possível, e por isso o Senhor Valéry decidiu ser alto na cabeça». Assim, «Concentrando-se, o Senhor Valéry conseguia mesmo ver a imagem do topo do cabelo de pessoas que eram bem mais altas que ele», mas com a visão de cima «tinha dificuldade em se lembrar da cara das pessoas com quem se cruzava» e, «com a altura, o Senhor Valéry perdeu amigos.».  
(E foi este final que perturbou os alunos…deixou-os pensativos!)
Ler/Ver:
Os Dois Lados e Os Amigos, Gonçalo M. Tavares (texto), Rachel Caiano (ilustrações); Editorial Caminho, Lisboa, 2007

Emília Silva – 2014/2015
(Visited 203 times, 1 visits today)

Sem comentários ainda.

Deixar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *