“Cultivar” a Inteligência Emocional…algumas ideias

Uma maneira de cultivar a Inteligência Emocional é ajudar as crianças a aprender a identificarem quando estão a  sentirem-se  “fora de controle”, oprimidos ou nervosos e, em seguida, auxilia-los a adquirir “ferramentas” emocionais para se acalmarem. Devemos ensiná-los a fazer uma pausa, tanto na escola como em casa. Devemos incentivá-los a ter um ”Cantinho de Pausa’‘, um lugar para recuperar o “foco”,  a  tranquilidade  e  o bom humor.
Numa entrevista, a diretora da Montessori School of the Berkshire, disse que os espaços especiais para essa pausa deverão ser criados especialmente para estimular diversos sentidos:
  •  frascos de óleos essenciais para acalmar, energizar e promover equilíbrio;
  •  fotos de paisagens serenas da Natureza;
  •  itens texturizadas (objetos da natureza, bolas sensoriais);
  •  ampulhetas ou temporizadores  para indicar o “start” de utilização do ”Cantinho da  Pausa”;
  • objetos que promovem interesse auditivo e visual (conchas do mar, instrumentos musicais, caleidoscópios);

Estas ideias foram desenvolvidas a partir das técnicas da famosa educadora e coach Debbie Godfrey, responsável pela criação do sistema Positive Parenting, uma maneira positiva, eficaz e diferenciada de educar os seus filhos.

Emília Silva – 2014/2015