A importância da afetividade

0 Sem etiqueta Endereço 0

O bom relacionamento do professor com o aluno desenvolve-se na busca pelo desejo que o indivíduo tem de conhecer a si próprio, de encontrar uma definição para sua vida. É a “mola propulsora” do desenvolvimento cognitivo.

“Querer saber”, “ter desejo de aprender”, são condições essenciais para que a criança possa de facto adquirir, interiorizando, os conhecimentos.

É evidente a importância que tem para nós, educadores, o conhecimento da AFETIVIDADE, quer seja através das emoções, da força motora das ações ou do desejo e da transferência, para o melhor desenvolvimento da aprendizagem do aluno e, consequentemente, para uma melhor relação entre este e o professor.
A escola, portanto, deve voltar-se para a qualidade das suas relações, valorizando o desenvolvimento afetivo, social e não apenas cognitivo como elementos fundamentais no desenvolvimento da criança como um todo.