“ O que os filósofos e as crianças têm em comum é a capacidade de maravilhar-se com o mundo”
“ Se os porquês são tão naturais para a criança, por que é que a filosofia para crianças se revela um trabalho difícil?”
M. Lipman
Matthew Lipman, filósofo americano, reconhecido como fundador da filosofia para crianças. A sua decisão de levar a filosofia AOS jovens decorreu da sua experiência como professor na Columbia University, onde Lipman constatou a dificuldade dos seus alunos para raciocinar.
A Filosofia para Crianças visa melhorar o espírito crítico, as capacidades de verbalização de ideias e de argumentação e reforçar a estrutura lógica do pensamento.
A Filosofia para Crianças tem se desenvolvido em diferentes países, ganhando cada vez mais a adesão de muitos filósofos e professores enquanto espaço de questionamento, problematização e confronto de ideias e fomentando a reflexão com grupos de crianças e jovens.
Para saber mais sobre este programa pedagógico recomendamos a leitura
Mendonça,D. Lourenço,M.J.(2011). Brincar a Pensar – Manual de Filosofia para Crianças. Lisboa: Plátano Editora.
Deixar um Comentário