À descoberta de Eric Carle… emoções e não só…

Eric Carle (nascido 25 Junho, 1929) é designer, ilustrador e escritor de livros infantis. É mais famoso pelo seu livro, A Lagartinha Comilona, um álbum ilustrado que já foi traduzido para mais de 66 línguas e vendeu mais de 50 milhões de cópias, o que representa 1,8 cópias vendidas por minuto desde a sua primeira publicação em 1969.

 

SINOPSE

Era uma vez dois amigos que andavam sempre juntos. Juntos brincavam e corriam e dançavam e contavam segredos um ao outro. Mas um dia o rapaz ficou sozinho. A sua amiga partira… “Amigos” é a história de uma grande amizade entre um rapaz e uma rapariga que partilham jogos e confidências… até ao dia em que a distância os separa.

Eric Carle evoca aqui, neste que é o seu mais recente álbum, as recordações da sua infância em Nova Iorque, a sua cidade natal, que deixou aos 6 anos, quando os seus pais decidiram regressar à Alemanha, de onde eram originários. A partir desta referência vital, o autor propõe aos leitores uma viagem através de diversos cenários da natureza, que refletem a expressão artística das emoções. A ausência representa-se assim com metáforas visuais que transmitem frio e perigo, solidão e escuridão, dificuldades que há que ultrapassar com esforço, imprevistos e incertezas…

Trata-se de uma obra em que Eric Carle plasma, uma vez mais, o seu estilo inconfundível, caracterizado pelo uso de técnicas como a colagem, onde utiliza o seu próprio papel pintado à mão, criando uma paleta de tonalidades e texturas únicas e originais.

O Plano Nacional de Leitura recomenda este livro recomenda para apoio a projetos relacionados com a Educação para a Cidadania na Educação Pré-Escolar, 1o e 2o anos de escolaridade.
Era uma vez dois amigos que andavam sempre juntos. Juntos brincavam e corriam e dança.
GêneroFicção

 

 

 

Saber mais em:

“Era uma vez dois amigos que andavam sempre juntos.”

E juntos partilhavam brincadeiras e corridas, danças e segredos. Até que um dia a amiga partiu para longe, e o rapaz ficou sozinho.

E, para a encontrar, ele parte numa viagem destemida enfrentando correntes velozes, atravessando largos rios, por escuridões estreladas, altas montanhas, enormes campos. Caminhou ao sol, avançou à chuva, e descansou à sombra de árvores imensas… Até que chegou… A um jardim florido.

Amigos é o novo livro de Eric Carle, o premiado autor de A lagartinha muito comilona. Muito haveria a dizer sobre a sua obra e as suas técnicas.

Mas aqui há páginas em nos perdemos na paisagem. Paisagens em que natural e interior se misturam numa mesma imensidão de cor e emoção.

“Era uma vez dois amigos que andavam sempre juntos.” 

E, no final, uma fotografia de infância do autor faz a vida entrar pelo conto de repente, real e terna, pela lembrança de infâncias amigas que o tempo não afastou. Esperamos que ele a encontre.

A história de tantas histórias de amigos separados por distâncias que sempre serão menores que a montanha mais íngreme ou a mais densa floresta. Sempre bastará o passo dado em solidão para a transformar em caminho de coragem para a amizade. E para a vida? Amigos, simplesmente.

 

Bo@s leitur@s…muito @feto 

(Visited 206 times, 1 visits today)

Sem comentários ainda.

Deixar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *