Alberto Manzi, um professor único, divertido, apaixonado e revolucionário

Tive o prazer em visionar um documentário em duas partes ( 2 e 3 de maio na RTP2) que conta a extraordinária aventura de Alberto Manzi, professor e pedagogo.

Alberto Manzi foi um professor com um método único, divertido, apaixonado e um pouco revolu-cionário, que ensinou milhões de italianos a ler e escrever em Itália (anos 60)

Quem foi Albert Manzi? Quais foram as suas “pegadas pedagógicas”?

• Alberto Manzi (1924-1997), professor e pedagogo, começou a ensinar na prisão juvenil de Gabelli, em Roma, em 1946. Depois de desta experiência: ensinar crianças na prisão juvenil de Roma, onde os seus métodos pouco habituais conseguiram vitórias, passou para o ensino público mas a sua abordagem pouco ortodoxa nem sem-pre foi apreciada.

• Em 1954, deixou a direção do Instituto de Pedagogia da Faculdade de Magistério em Roma para se tornar professor primário e realizar “em campo” pesquisas em psicologia educacional.

• Autor do romance “Orzowei” e de inúmeras publicações para adultos e crianças.

• Tornou-se famoso nos anos sessenta do século XX com o programa de televisão “Non è Mai Troppo Tardi”, concebido pela televisão pública italiana para combater o analfabetismo na Itália.

• Durante oito anos, de 1960 a 1968, o professor Alberto Manzi apresentou “Non è Mai Troppo Tardi”, o programa educativo mais famoso e um verdadeiro curso de alfabetização para adultos. Seguido em todo o país, o programa permitiu que um milhão e meio de italianos aprendessem a ler e escrever.

• Em 1993, integrou a Comissão para a lei-quadro em defesa dos menores e em 1994 foi eleito presidente da câmara de Pitigliano (Grosseto).
  • Morreu em Pitigliano, a 4 de dezembro de 1997.

Desafio os meus seguidores a ver e a descobrir mais sobre este “Professor” diferente no seu sentir a Educação:

1.

2.

Ficha Técnica
Título Original: Non è Mai Troppo Tardi/Intérpretes:Claudio Santamaria/Realização:Giacomo Campiotti/Produção:RAI Fiction/Ano:2014
(Visited 1.469 times, 1 visits today)