“Mindfulness”: a respiração e o corpo como “laboratórios de aprendizagem”

“Vivemos num mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo. Tudo muda o tempo todo, numa velocidade sem prece-dentes. Frequentemente nos sentimos sobrecarregados por tantos estímulos, demandas e informações. Passamos a operar no piloto automático, repetindo ações que funcionaram no passado e ignorando oportunidades valiosas. Mas não precisa ser sempre assim! A prática regular de Mindfulness pode melhorar consideravelmente o desempenho profissional, potencializando a capacidade de atenção, aprendizagem e concentra-ção, além de contribuir para o aumento nos níveis de inteligência emocional, resiliência, produti-vidade, criatividade e colaboração.”

https://www.eventials.com/adobe/mindfulness-em-tempos-de-crise/

 

O Mindfulness designa um estado mental caraterizado por uma experiência plena do momento presente e dos estímulos a ele associados. É uma prática com inúmeros benefícios para as crianças (e adultos) já que permite regular a ansiedade, aumentar a capacidade de concentração e saborear melhor o momento presente.

A prática da atenção plena ajuda as crianças em sua regulação emocional e  desenvolvimento cognitivo . Por esse motivo, cada vez mais pais e professores estão aprendendo sobre exercícios de atenção plena para as crianças.

 

Veja mais em:

“MindUp” – Prof. Fernando Emídio – AE de Marinha Grande Poente – Leiria

Há vários anos que se interessa pela aplicação de práticas contemplativas na educação e o papel que as neurociências assumem no desenvolvimento de crianças e jovens, tendo feito formação nessa área, nomeadamente nos programas MindUp (The Hawn Foundation) e Still Quiet Place (Dr. Amy Saltzman). Tem sido responsável por aplicar e coordenar a aplicação do Programa MindUp aos alunos do 1.º ciclo do Agrupamento onde leciona.

PORQUE ENSINAR O MINDFULNESS NAS ESCOLAS?
Ivan Sellers, organizador do Primeiro Encontro Nacional de Mindfulness em Portugal en 2018, compartilha sua visão de atenção plena como um elemento fundamental na educação dos jovens em Portugal e no mundo. Ele revela detalhes sobre o seu sonho de levar mindfulness as escolas e sobre a importância de ter cuidado de si mesmo desde a base educacional. Mindfulness é o momento de praticar o silêncio, olhar para si e cuidar-se

Programa Sente – Brasil

 

 

Sejam felizes e mantenham-se seguros!

 

(Visited 263 times, 1 visits today)

Sem comentários ainda.

Deixar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *