
Sugestões para o Dia da Mãe: dois livros e uma canção 

1ª sugestão a duas “vozes”
Quando a Mãe Grita” é a história de um pinguim, que pode ser qualquer um de nós que com ele se identifica. É que quando a mãe grita tudo se desmorona … e sentimo-nos um pouco à deriva, perdidos. E nestes tempos de confinamento…quantas mães não gritaram pela impotência sentida em dar respostas afetivas aos seus filhos???
De vez em quando todos gritamos. Mas o que sentimos quando os pais nos gritam? Foi este o desafio feito aos meus alunos:
- Fico triste e tenho de pensar. Sou teimosa, mas depois peço desculpa.
- Fico triste, e fico na sala a pensar.
- Vou para casa da minha avó, para não me gritarem no meu ouvido. Às vezes faço asneiras, e o meu pai grita. Mas não me desmonto.
- Quando eu faço asneiras fico de castigo no quarto dos pais a pensar. Mas peço desculpa.
- Quando faço asneiras, gritam comigo e eu vou para o quarto pensar no disparate que fiz. A minha mãe fica muito triste comigo e eu peço desculpa.
- Os pais não berram comigo. Mas eu faço birras e não peço desculpa. Fico de castigo.
- A minha mãe e o meu pai, não berram comigo, porque eu porto-me sempre bem. Mas berram com a Rita. Ela chora um bocadinho, fica a pensar nas asneiras na cozinha, desfeita e triste…não gosta muito, muito disso. O meu coração fica triste por a ver assim.
É impossível não nos enternecermos com esta história de sentimentos e afetos, (livro), bem como com estes registos orais dos meus alunos.
Todos têm a noção que é preciso refletir sobre os atos mais impulsivos. Reconhecer os erros e os que causam culpa e/ou desconforto, juntar todas as peças,e tentar mudar.
- QUANDO A MÃE GRITA – de Jutta Bauer
https://www.youtube.com/watch?v=KZ8I6FiH5rc
- QUANDO A MÃE GRITA – de Jutta Bauer, a história adaptada com símbolos do PECS -comunicação alternativa:
https://comunicacaoaa.files.wordpress.com/2010/02/quando-a-mae-grita.pdf
2ª Sugestão
Coração de Mãe, de Isabel Minhós Martins
3ª Sugestão: música
- Canção Dia da Mãe – Ângela Laranja
https://www.youtube.com/watch?v=-0qPf2Jr3zA
Deixar um Comentário