“Orelhas de borboleta”: um conto “sensível” e inclusivo

Este conto transmite uma mensagem inclusiva, para aquelas crianças (pessoas) que são  apontadas pelas outras, este conto reforça de forma “cativante” que  as crianças devem encarar de forma positiva aquilo que para as outras crianças (pessoas) é motivo de troça.

  • Porque se devem valorizar as características que nos diferenciam dos outros para que possamos ser distinguidos como seres especiais e únicos.

 

  • Porque reconhecer e reivindicar a diferença nos fortalece, levando-nos à aceitação de quem somos e ao reforço da nossa personalidade.

E esse é o primeiro passo para aprendermos a rir de nós próprios… é que encarem de forma positiva aquilo que para as outras é motivo de troça.

Por isso, é necessária uma obra deste teor que demonstre a todos, tanto aos que troçam como aos que são vítimas de algum comentário mais depreciativo, que esse tipo de comportamento é reprovável.

Aconselhada pelo PNL|LER+, “Orelhas de borboleta” destaca-se pela sensibilidade do texto e pelo colorido das ilustrações. “

Luisa Aguilar mostra uma grande sensibilidade neste texto,singelo e pleno de força literária, que transporta o leitor para um mundo de formas e cores, emoções e sentimentos. A figura materna destaca-se como referente vital da protagonista, que responde aos comentários das outras crianças seguindo as indicações da mãe: aquilo que para essas crianças é um defeito, para Mara é uma vantagem de que elas carecem.

Ver em:

https://www.youtube.com/watch?v=3qQtdCEz6J8

https://pt.slideshare.net/ProfessoradeEmrc/orelhas-de-borboleta-16591327

 

Somos todos diferentes. Temos os nossos traços físicos específicos, temos mais ou menos bens materiais, mas sabem qual é a coisa mais importante? É a diversão e a amizade. Cada um à sua maneira podemos rir, brincar e até mesmo sermos muito criativos e mostrarmos essas diferenças de forma absolutamente descontraída e genial!

 

(Visited 6.811 times, 1 visits today)

Sem comentários ainda.

Deixar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *