Legos: “learning by building”…o que aprendi…

Sempre a aprender…fiz uma formação “LEGO COMO FERRAMENTAS DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO” (CFRCA – Leiria) num desafio pessoal de aprender mais para proporcionar momentos de aprendizagens estruturantes e significativos na minha turma de 1º ano ( os meus alunos apresentam uma elevada percepção de competências, elevada satisfação perante a escola, alguma ansiedade perante situações adversas, elevada preferência pelo desafio, elevada expectativa para o sucesso e autonomia…)

 

O LEGO, pela sua fácil manipulação promove a aprendizagem das crianças em conteúdos de índole matemática. Na realidade, o facto de poder ser incorporado em múltiplas atividades e de ser explorado tendo em vista um terminado objetivo, permite trabalhar no concreto, no 1.º Ciclo, conteúdos abstratos.

O próprio material do LEGO e a sua versatilidade em termos de formato fomentou nas crianças o seu desejo de exploração, e consequentemente, o prazer e motivação para as atividades. A utilização do LEGO, incorporado no jogo, fez com que as tarefas se desenvolvessem de forma dinâmica e fluída, não prevalecendo momentos monótonos ou falta de motivação.

Posso salientar que a adoção das peças LEGO como ferramentas educativas são instrumentos essenciais na aprendizagem de índole matemática, possibilitando a criação de um vínculo entre o concreto e conteúdos mais abstratos.

 As atividades lúdicas desenvolvidas em contexto de sala de aula facilitaram a aprendizagem, promovendo nas crianças experiências agradáveis que se refletiram na motivação do aluno, pois o prazer de aprender é encarado como veículo facilitador para a aprendizagem e o domínio de competências.

(Visited 74 times, 1 visits today)

Sem comentários ainda.

Deixar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *