Em jeito de (Re)Começo…2019/2020…”O futuro da Educação”

Estou a iniciar mais um ano letivo…32 anos de docência.
Reinicio o meu trabalho tendo em conta a “abertura de portas” para novos objetivos, projetos, expetativas e sonhos, para um mar de esperança que me(nos) inunda a alma e  faz-me (nos) acreditar num futuro melhor.
Nesta escola que nos recebe e acolhe,  darei o meu contributo (e aqui postarei algumas das minhas reflexões e experiências) esperando que os meus projetos sejam concretizados com sucesso.
Sei que não será fácil e por isso precisarei de dedicação, comprometimento, resiliência e de amar o que faço, uma vez que é mais fácil remar quando temos um horizonte limpo e assim alcançarmos os nossos objetivos.
Que o entusiasmo e o espírito de equipa prevaleça perante todos os obstáculos e possa(mos) iniciar este novo caminho com confiança para ajudarmos a transformar os nossos jovens em cidadãos íntegros e responsáveis, celebrando diariamente as nossas pequenas conquistas.
Muito se fala do ensino do Século XIX, dos professores do Século XX, mas, tal como os alunos estamos e somos todos do Século XXI.
Termino esta minha reflexão, tendo consciência dos constrangimentos em aceitar e pôr em prática os novo(s) desafio(s) que deve(m) ser encarado(s) como uma nova oportunidade para, em conjunto, melhor desenvolvermos o nosso papel de Professores. Por isso, reafirmo que o 1º Ciclo do Ensino Básico é um local por excelência do ensino primário, é o primeiro patamar do percurso escolar , a plataforma do entendimento, do raciocínio e do alicerce de construção dos saberes.
Metamorfose da Escola
“A verdadeira esperança sabe que não tem certeza. É a esperança não no melhor dos mundos, mas em um mundo melhor. A origem está diante de nós, disse Heidegger. A metamorfose seria efetivamente uma nova origem”, escreve o sociólogo e filósofo francês Edgar Morin, em artigo publicado no jornal francês Le Monde, 9-01-2010. A tradução é do Cepat.
(Visited 46 times, 1 visits today)
2 Comentários
  • Marisa Luna
    Setembro 11, 2019

    Boa tarde
    Identifico-me muito com as suas palavras e estou confiante no ano que agora começa.
    Bom ano letivo, minha querida!
    Beijinhos

    • Emília Silva
      Outubro 8, 2019

      Agradeço. Votos de um excelente ano.

      Bjs

Deixar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *