COMPORTAMENTO NA SALA DE AULA – parte II

A importância da organização do espaço físico

A organização do espaço físico é importante para uma melhor gestão das tarefas e dos comportamentos na sala-de-aula, podendo ser um forte contributo para maximizar a produtividade.

disposição das cadeiras é fundamental em qualquer sala-de-aula. No caso dos alunos com PHDA, existem disposições de cadeiras e mesas que poderão tornar-se negativas, quer em termos na manutenção da atenção e da concentração, quer em termos comportamentais (como é o caso, por exemplo, da disposição de cadeiras que facilita o trabalho cooperativo: por grupos de 4 a 8 alunos, uns de frente para os outros).

Como tal, para favorecer a manutenção da atenção e a produtividade dos alunos, preconiza-se:

– as cadeiras distribuídas na forma de “u”,
– em linhas retas ou
– grupos de quatro alunos por linha no centro e grupos dois alunos inclinados por fileira, na periferia.

Outro aspeto muito importante para os alunos com PHDA, está relacionado com o posicionamento na sala-de-aula. Sempre que possível, um aluno com PHDA deverá estar sentado perto do professor, rodeado de colegas atentos, concentrados e com comportamentos ajustados, que funcionarão como modelos positivos a imitar. Por outro lado, estas crianças  devem estar longe das áreas de passagem e de outros elementos distratores, tais como: aquecimento/ar condicionado ruidosos, portas, janelas, zonas de afiar o(s) lápis, entre outros.

ambiente na sala-de-aula deve estar bem organizado, visualmente atraente, com espaço definido para expor os trabalhos elaborados pelos alunos, tentando ao máximo reduzir a sobrecarga visual desnecessária.

No caso da exposição de trabalhos, por exemplo, poderá optar-se por um dia específico (semanal ou quinzenal) para expor determinados trabalhos, ao invés de os deixar permanentemente expostos, pois funcionarão mais como elemento distrator, do que de motivação.

luminosidade e a temperatura são também dois fatores extremamente importantes, uma vez que afetam diretamente os níveis de energia e de produtividade dos alunos e professores (Rief, 2005).

Sandra F. Rief, consultora educacional, autora e palestrante reconhecida sobre o tema de TDAH, também escreveu The ADHD Checklist: A Practical Reference for Parents and Teachers.

Ver:  https://mail.google.com/mail/u/1/#inbox?projector=1