Pensando na “avaliação” dos meus alunos…

A avaliação formativa :

. é interna ao processo de ensino-aprendizagem;
. interessa-se mais pelos processos do que pelos resultados;
. torna o aluno protagonista da sua aprendizagem;
. permite diferenciar o ensino;
. serve ao professor para, através das informações colhidas, reorientar a sua
actividade;
. serve ao aluno para auto-regular as suas aprendizagens, consciencializando-o de
que a aprendizagem não é um produto de consumo mas um produto a construir, e
de que ele próprio tem um papel fundamental nessa construção.

A avaliação formativa, como todas as modalidades de avaliação adoptadas pelo sistema, tem uma função de regulação, facilitando a construção de itinerários pessoais de formação.

Porque introduz os alunos nos mecanismos da aprendizagem, da construção do saber e nas regras da convivência democrática, constitui, como refere De Ketele, uma meta-aprendizagem.

 

Saber mais em: http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Secundario/Documentos/Avaliacao/avaliacao_formativa.pdf

(Visited 463 times, 1 visits today)

Sem comentários ainda.

Deixar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *