O pensamento reflexivo…promover para mudar

“O pensamento reflexivo é a capacidade de olhar para o passado e desenvolver compreensão e insights sobre o que aconteceu e usar essa informação para desenvolver uma compreensão mais profunda ou para escolher um curso de ação. Muitos podem acreditar que o pensamento reflexivo é uma parte natural do aprendizagem. No entanto, sempre me surpreendi com o insatisfatório pensamento reflexivo que meus alunos demonstram possuir. (…). Sem o pensamento reflexivo, é difícil aprender com os erros do passado, pois não se pensou em evitá-los.

Este post examinará as oportunidades e os pensamentos reflexivos.

Oportunidades para o pensamento reflexivo

Geralmente, o pensamento reflexivo pode acontecer quando

1. Quando você aprende algo
  2. Quando você faz algo

Estes são conceitos semelhantes, mas diferentes. A aprendizagem pode acontecer sem fazer nada, como ouvir uma palestra ou discussão. Você ouve muita coisa boa, mas nunca a implementa.

Fazer algo significa a aplicação do conhecimento em um ambiente particular. Um exemplo seria ensinar ou trabalhar em uma empresa. Com a aplicação do conhecimento vem as consequências que indicam o quão bem você fez. Por exemplo, ensinar as crianças e, em seguida, ver um ou outro aspecto de compreensão ou confusão no rosto

Estratégias para Pensar Pensativo

Para situações em que o aluno aprende algo sem muita ação, um modelo comum para encorajar o pensamento reflexivo é o modelo Connect, Extend, Challenge. O modelo é explicado abaixo

• Conecte-se: associe o que você aprendeu a algo que você já conhece
  • Estender: Determine como esse novo conhecimento amplia seu aprendizado
  • Desafio: Decida o que você ainda não entende

Conectar é o que torna o aprendizado relevante para muitos estudantes e também é derivado do construtivismo . Estender é uma maneira de o aluno ver os benefícios do novo conhecimento. Vai além do aprendizado porque lhe foi dito para aprender. Por fim, o desafio ajuda o aluno a determinar o que não sabe qual é outra estratégia metacognitiva.

Quando um aluno faz algo, o processo de reflexão é ligeiramente diferente, abaixo é um modelo extremamente comum.

• o que foi bem
  • o que deu errado
  • como reformular o que deu errado

Nesse modelo, o aluno identifica o que fez de certo, o que exige um pensamento reflexivo. O aluno também identifica as coisas que fizeram de errado durante a experiência. Por fim, o aluno deve resolver problemas e desenvolver estratégias para superar os erros cometidos. Muitas vezes as soluções nesta parte final são implementadas durante a próxima seqüência de ação para ver como elas funcionaram bem.

Conclusão

Pensar no passado é uma das formas mais fortes de se preparar para o futuro. Portanto, os professores devem proporcionar aos alunos oportunidades de pensar de maneira reflexiva. As estratégias incluídas aqui fornecem uma estrutura para orientar os alunos nesse processo crítico.”

Consultar em:

(Visited 7.283 times, 1 visits today)
  • José Maria dos Santos
    Agosto 28, 2022

Devemos transformar nossas ações pensamentos, é nossa condição natural, sem nos culparmos pelo bem que não fazemos, a igualdade e a diferença nos discriminam quando buscamos longe o que está perto de nós.