Questionada por muitos dos meus visitantes sobre a metodologia das sessões do CATIVAR e na impossibilidade de responder a todos os interessados (nacionais e brasileiros), deixo aqui evidências da 1ª parte da sessão: realização de exercícios de atenção plena (Mindfulness) individual e a pares.
Nestas evidências (numa das dezasseis turmas) surge o “peixinho laranja” que é a mascote da turma e o qual, também, participou nos exercícios 🙂 🙂 🙂 a pedido dos alunos.
Surge, também, o crachá do “Silêncio” (oferta no Hospital Universitário de Coimbra às crianças) além da “caixinha chinesa” e do candeeiro da “atenção plena” que são os dois instrumentos habituais na realização dos exercícios da atenção plena..
Na segunda parte da sessão do CATIVAR, apresento aos alunos uma história, na qual possa explorar alguns conceitos das competências socio emocionais, valores de cidadania…Depois de uma exploração oral e crítica, aonde desejo que todos os alunos expressem as suas emoções sentidas pela audição da obra, os alunos são convidados a expressarem-se através da “arte” e a apresentá-la aos seus colegas.
Deixar um Comentário