O que é Mindfulness?

“O MindUp é um protocolo de MBIs desenvolvido para treinar professores e crianças em habilidades de Mindfulness(Roeser et al., 2013; Schonert-Reichl & Lawlor, 2010). Esta intervenção é composta por práticas Mindfulness adaptadas para execução em sala de aula e tem como objetivos centrais melhorar os níveis de autoconsciência, atenção focada, auto-regulação e redução de stress (Roeser et al., 2013). Outro objetivo exposto pelos autores do programa é o desenvol-vimento dos níveis de otimismo e afetos positivos.

MindUp se estrutura através de quatro temas centrais:

(a) acalmar a mente (por meio do treino da atenção ao som de um instrumento, um pequeno gongo, ao mesmo tempo em que foca na respiração);

(b) atenção Mindful (a uma variedade de sensações, pensamentos e sentimentos);

(c) gerência de emoções e de pensamentos negativos; e

(d) tomada de consciência de quem eu sou e quem são aqueles que me cercam (Schonert-Reichl & Lawlor, 2010). É usual a utilização de técnicas de visualização criativa, em conjunto com os exercícios de Mindfulness (Schonert-Reichl & Lawlor, 2010).

O programa acontece ao longo de quinze semanas, período em que as crianças vivenciam uma modificação no currículo, com a inclusão de tarefas desenhadas para fomentar habilidades de Mindfulness na vida quotidiana. O foco do programa está nas lições diárias, nas quais os estudantes praticam exercícios de autorregulação da atenção, três vezes ao dia, começando com três minutos de cada prática e aumentando este tempo à medida que o programa avança, semana a semana (Schonert-Reichl & Lawlor, 2010).”

Referências bibliográficas:

• Roeser, R. W., Schonert-Reichl, K. A., Jha, A., Cullen, M., Wallace, L., Wilensky, R., …Harrison, J. (2013). Mindfulness training and reductions in teacher stress and burnout: Results from two randomized, waitlist-control field trials. Journal of Educational Psychology, 105(3),787-804.

• Schonert-Reichl, K. A., & Lawlor, M. S. (2010). The effects of a mindfulness-based education program on pre- and early adolescents’ well-being and social and emotional competence. Mindfulness, 1(3),137-151.
  • Schonert-Reichl, K. A., Oberle, E., Lawlor, M. S., Abbott, D., Thomson, K., Oberlander, T. F., & Diamond, A. (2015). Enhancing cognitive and social-emotional development through a simple-to-administer mindfulness-based school program for elementary school children: A randomized controlled trial. Developmental Psychology, 51(1),52-66.