Resposta para os meus seguidores no Brasil

Aos meus estimados seguidores do outro lado do Oceano Atlântico ( S. Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Campo Grande, Florianópolis…) , “irmãos” de língua e de afetos, informo que me tem sido muito difícil responder aos vossos pedidos no que diz respeito ao desenvolvimento do Programa MindUP no Brasil.

Também  informo que não sou a pessoa mais indicada para dar formação neste âmbito pois sou apenas uma “apaixonada” e uma autodidata na construção do conhecimento pedagógica na busca de inovação para a sala de aula.

Contudo deixo aqui algumas informações e endereços eletrónicos:

“O MindUP é um programa compreensivo, baseado em evidência científica, que foi estudado em sala de aula. O programa promove a consciência sócio emocional, aumenta o bem‐estar psicológico e promove o sucesso escolar. É composto por 15 sessões de fácil implementação. Cada sessão do MindUP começa com informação científica sobre o cérebro, seguida de uma atividade na qual os alunos podem ver exemplos concretos sobre como o cérebro funciona, relativamente a cada área específica de concentração.

Para além do desenvolvimento das 15 sessões, o programa integra o exercício diário da “prática central” que consiste na atenção plena no som e na respiração em três momentos ao longo do dia: à chegada à escola de manhã, após o almoço e antes de ir embora.

A sala de aula MindUP é uma sala de aula otimista que promove e desenvolve a atenção plena em si mesmo e na relação com os outros, a tolerância à diferença e a capacidade para que cada membro da comunidade possa crescer como ser humano e aluno.

O projeto é implementado em todas as turmas do 1º ciclo, em regime de oferta complementar, na modalidade semestral dado que o programa está planificado para 15sessões.”

. www.movinedu.pt/…/projeto-mind-up-dos-estados-unidos-para-o-agrupamento-de-es…