Exemplos de exercícios “Atenção Plena” – 1º ano

A pedido dos leitores deste blogue, apresento em traços gerais o que faço nas sessões do projeto “CATIVAR – 2017/2018”, nas  16 turmas do 1º ano de escolaridade:

inicio, as sessões de sessenta minutos, com a realização de uma “curta” série de exercícios de mindfulness, seguido da audição e exploração oral/reflexão crítica de uma obra literária que leve os alunos a “pensarem” (cérebro) e a “sentirem” (coração). Depois os alunos são desafiados (convidados) a expressar as suas emoções num trabalho de cariz artístico.

 

Também, opto por exercícios que envolvam a “Atenção Plena” pois são  exercícios lúdico-pedagógicos que desenvolvem a atenção e o raciocínio lógico e estratégico ( dividido em múltiplos níveis de dificuldade), também,  trabalham a coordenação motora, o senso de lógica,  o senso direcional, o senso de organização, o planeamento, etc.

Sugiro,também  a utilização de música clássica para o ambiente de sala de aula pois ajuda os alunos a concentrarem-se tornando a sua participação intensa para a resolução do exercício

Partilho dois exemplos de exercícios, os quais designei de “Atenção Plena” pois o desenvolvimento da competência da “atenção” estará em evidência para a resolução deste exercícios de labirintos. Os  desafios, que aqui apresento, são adequados para crianças maiores de 5/6 anos.

Veja em:

Atencao.Plena.1.out.2017

Atencao.Plena.2.nov.2017

(Visited 791 times, 1 visits today)

Sem comentários ainda.

Deixar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *