“Tromba Tromba”- uma lição sobre preconceito e tolerância

Respeitar a princípios éticos como o respeito às diferentes culturas, identidades e singularidades são aprendizagens significativas que se fazem na família e na escola.

  • Como levar esses princípios de forma concreta e eficaz para os pequenos?
  • É possível trabalhar as diferenças e o preconceito com crianças dos 5 aos 8 anos?

Na minha pesquisa, encontrei um livro que de forma lúdica ensina os mais pequenos a serem tolerantes e a não serem preconceitosos. Um livro tão simples, tão leve (muito por conta das cores e traços quase cómicos de McKee) – mas que serve de impulso para as mais diversas e importantes discussões sobre preconceito, intolerância e violência.Um livro atual e urgente, que tem como título: ” Tromba Tromba”

Em traços gerais,  a história, ao primeiro olhar, é muito simples… : elefantes brancos e elefantes pretos que dão-se muito mal e resolvem guerrear. A luta é só entre si – eles nem sabem porque não gostam uns dos outros, mas não gostam e pronto.

Um dia, inicia-se uma batalha. Os elefantes que não estão dispostos a lutar afastam-se; já os outros lutam, até, claro, se matarem.

Por muitos e muitos anos não se vêem  elefantes sobre a Terra. Até que do fundo da selva, num belo dia, saem os netos dos elefantes pacíficos: os elefantes cinzas! Esses sim dão-se muito bem – se bem que ultimamente os de orelhas grandes e os de orelhas pequenas têm-se olhado de um jeito meio estranho…

 

 

Nesta obra excepcional, David McKee usa todo o seu talento para fazer as crianças pensarem, oferecendo uma lição fundamental sobre preconceito e tolerância.

 

 

(Visited 320 times, 1 visits today)

Sem comentários ainda.

Deixar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *