Alguns apontamentos…”MindUP”

Recentemente, as abordagens de aprendizagem social-emocional (SEL) baseadas na mente têm sido ensinadas a crianças em algumas escolas. Devido à consistência metodológica deficiente observada na maioria dos estudos, seus resultados devem ser interpretados com cautela. Além disso, a pesquisa sobre como as abordagens SEL baseadas em atenção beneficia os professores é escassa e a maioria desses estudos tem sido conduzida em países de língua inglesa; portanto, não é certo se essas abordagens são adequadas a outros contextos culturais. O objetivo do presente estudo foi avaliar a eficácia do currículo MindUp, um programa SEL através da prática de atenção plena para estudantes e professores portugueses.

Os participantes incluíram 454 alunos dos 3º e 4º anos e 20 professores das escolas estatais. Um estudo quase experimental (pré e pós-teste) comparou resultados para um grupo experimental com um grupo controle de lista de espera. Os dados foram recolhidos de professores e crianças através de medidas de auto-relato.

Os resultados mostraram que mais de 50% das crianças que participaram no programa MindUp ( acima do grupo de controle) revelaram de forma muito significativa  a sua capacidade de regular as emoções, experienciaram uma afetividade mais positiva e constataram ser mais auto-compassivas.

No grupo de professores, mais de 80% obtiveram pontuações acima do grupo controle, na observação, na realização pessoal e na autogestão.

Saber mais em : https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs12671-016-0603-z

(Visited 61 times, 1 visits today)

Sem comentários ainda.

Deixar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *