Trabalhar as “emoções” – “semáforo das emoções”

Muitas vezes, indagam-me : “Por quê trabalhar as emoções?”

Trabalhar as emoções, desde cedo, é fundamental. É o reconhecimento das emoções que irá  auxiliar-nos a compreendê-las, lidar melhor com as situações e o com aquilo que sentimos, solucionar conflitos com mais facilidade e com menos sofrimento. É o início do processo de inteligência emocional, que favorece também a aprendizagem. O educador, o professor ciente destas competências ficará mais apto para trabalhar as relações interpessoais com a sua turma

Casos, nos quais, o professor se vê em situações intrinsecamente pertubadoras do bom ambiente escolar, tais como: uma criança chora para conseguir o que quer, por exemplo, exatamente porque não sabe compreender e descrever as suas emoções, não sabe expressá-las da forma mais eficaz, então dispõe da reação que conhece e que acredita ser a única possível: chorar. Isso explica também diversos comportamentos, como: uma criança que passa por um processo de luto ou de conflitos em casa e passa a se comportar de maneira agitada e agressiva por não compreender o que está sentindo e não saber lidar com esses novos sentimentos.

Reconhecer as emoções é importante também por proporcionar o desenvolvimento da “empatia” nas crianças, que é, em linhas gerais, a capacidade de compreender e se colocar no lugar do outro. Quando a criança aprende a nomear e a reconhecer as emoções, sabe identifica-las não somente em si, mas também nos outros.

Este é o primeiro passo então para desenvolver as habilidades emocionais e a empatia.

Saber mais em: 
http://www.psicoedu.com.br/2017/08/semaforo-das-emocoes-educacao-emocional-download.html?m=1

 

(Visited 1.574 times, 1 visits today)

Sem comentários ainda.

Deixar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *