Tempo de férias…tempo de leituras

Tempo de férias, tempo do dolce far niente...tempo de paragem e de meditação!

Tempo para ler…

Apresento-vos uma das minhas opções de leitura:

 

“Mindfulness – O Poder da Meditação” – Prof. Dr. Vicente Simón

O corpo e a mente são inseparáveis. O efeito que a mente exerce sobre o corpo é muito superior àquele que imaginamos. Como seres humanos, quotidianamente somos confrontados com situações pouco fáceis de lidar, que podem alterar o nosso estado anímico, emocional e relacional. É sabido que não são os acontecimentos em si que nos “desestabilizam”, mas a forma com

 

o pensamos sobre esses estímulos, nessas alturas. Raiva, irritação, ansiedade, vergonha e culpa são algumas dessas emoções “tóxicas”, que em nenhum sentido nos potenciam bem-estar. A modalidade meditativa de que este livro fala, e que tem estado em voga nos últimos tempos, aconselha o leitor a estar atento ao que acontece nesses momentos, no “aqui e agora”, quando as emoções negativas estão em pleno auge.

 

A meditação concentra-nos, ensina-nos a viver bem com o nosso ser e é uma das técnicas milenares que os mestres tibetanos e budistas, por exemplo, costuma(va)m praticar. Não é por acaso que algumas das meditações que o médico e investigador espanhol Vicente Simón menciona em O Poder da Meditação Mindfulness são inspiradas nessas filosofias contemplativas, de autocura.

No primeiro dos sete capítulos, o autor elucida o leitor sobre a definição de Mindfulness (Atenção Plena): «a capacidade humana universal e básica, que consiste na possibilidade de termos consciência dos conteúdos da mente em cada momento.» Acrescenta e sublinha que é algo que acontece sempre no presente. A vida acontece no agora, é uma das ideias mais presentes ao longo do livro, obra onde o autor evoca e cita outros autores de renome como Eckhart Tolle.

Em jeito de conclusão:

O Poder da Meditação Mindfulness fornece várias técnicas que se postas em prática com alguma assiduidade, podem libertar os leitores de grande parte do que os impede de viver cada momento, intensa e integralmente.

A práctica do Mindfulness constituirá, certamente, um bom método para profissionais de várias áreas, que lidam constantemente com o stresse, e para todas as pessoas que procuram a tranquilidade e o equilíbrio interior (a tão desejada homeostase), em tempos de grandes mudanças sociais, económicas, etc.

 

 

(Visited 38 times, 1 visits today)
1 Comment
  • Tita
    Julho 28, 2017

    Muito obrigada pela partilha.

Deixar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *